Copom eleva taxa Selic para 12,25% ao ano

Na primeira reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), nesta quarta-feira (21), o Banco Central (BC) decidiu de forma unanimidade elevar a taxa básica de juros (Selic) de 11,75% para 12,25% ao ano.

A decisão veio em linha com a expectativa do mercado que esperava alta de 0,5 ponto percentual. Essa é a primeira vez que a autoridade monetária se reúne sob a égide da nova equipe econômica, encabeçada pelos ministros da Fazenda, Joaquim Levy, e do Planejamento, Nelson Barbosa. Com a alta da Selic, o BC atua para controlar a inflação.

Para o consumidor, a oscilação da Selic influencia os juros cobrados em operações de crédito, como o rotativo no cartão e cheque especial.

A taxa é a principal ferramenta do BC para manter a inflação dentro da meta estabelecida pelo governo, que é de 4,5% em 2014, com limite máximo de 6,5%. Em 2014, a inflação oficial, medida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) variou 6,41%.

Votaram a favor da alta da taxa básica de juros Alexandre Antonio Tombini (presidente do BC), Aldo Luiz Mendes, Altamir Lopes, Anthero de Moraes Meirelles, Carlos Hamilton Vasconcelos Araújo, Luiz Awazu Pereira da Silva, Luiz Edson Feltrim e Sidnei Corrêa Marques.

Fonte: Agência Brasil

 

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje