Secretaria Municipal da Saúde mantém combate à dengue em Alagoinhas
A Secretaria Municipal da Saúde (SESAU) continua o trabalho incessante de combate à dengue e à febre Chikungunya, com os agentes de endemias visitando diariamente as residência e imóveis comerciais, como também os terrenos baldios para exterminar os focos de transmissão. Na tarde desta terça-feira, 13, a Comissão Interinstitucional de Mobilização, Prevenção e Controle da Dengue e da Febre Chikungunya, criada pela SESAU, esteve reunida na Vigilância Epidemiológica para discutir as ações que serão realizadas no Dia D de Mobilização Nacional, que acontecerá no dia 7 de fevereiro.
A comissão conta com representantes das secretarias de Serviços Públicos (SESEP), Infraestrutura (SECIN), Educação (SEDUC), Comunicação (SECOM), Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SEDEA), Procuradoria Jurídica (Proju) e Governo (SEGOV). A coordenação será da Vigilância em Saúde (VISAU).
De acordo com Jane Meyre, da SESAU, “continuamos com os agentes trabalhando, através das visitas e realizando palestras, estamos definindo com a Secretaria da Educação uma programação para ser realizada durante todo o ano letivo nas escolas, sobre o perigo e a forma de evitar essas doenças”.
Ela também solicitou que a população continue a ser receptiva aos agentes de endemias: “É importante que recebam bem os agentes, porque são eles que combatem diariamente os focos, além de dar conselhos úteis para evitar a proliferação das larvas do mosquito Aedes Aegypts. Neste período (Verão) há proliferação de focos, por isso que é importante abrir as portas para o combate”.
Adiantou que houve uma redução de casos, mas que há ainda bairros em que a incidência é alta. “Nosso trabalho é também de persistência e estamos sentindo que a população já está mais consciente”.
De acordo com o site do Ministério da Saúde (MS), de janeiro a dezembro de 2014, os casos de dengue registrados no país apresentaram redução de 59,5%, em comparação ao mesmo período de 2013. A Região Nordeste teve queda de 41,1% – de 152,3 mil para 89,6 mil.
Os óbitos por dengue também apresentaram redução em 2014: foram 405 mortes, contra 674 confirmadas no ano passado, redução de 40%.
Para intensificar as medidas de vigilância, prevenção e controle de Chikungunya e Dengue, o Ministério da Saúde irá repassar, até o final de janeiro, um recurso adicional de R$ 150 milhões a todos os estados e municípios brasileiros.
CHIKUNGUNYA – Até o dia 27 de dezembro, o Ministério da Saúde registrou 2.258 casos confirmados de febre Chikungunya no Brasil.
Fonte: SECOM Alagoinhas/ Foto: Criz Leal