Ciclo fiscal e ciclo político: 2015 – 2018

Neste grande ciclo de eleições municipais e estaduais/nacionais entre 2015 e 2018 não ocorre, como outras vezes, uma convergência entre ciclos fiscal/econômico e político. A recessão que o país enfrenta é ao mesmo tempo econômica e política. Cada dia fica mais claro que o governo federal concentrará em 2015-2016 suas políticas de ajuste por mais rigorosas que sejam. A expectativa é que entre 2017 e 2018 possa reverter este ciclo. Do ponto de vista econômico é possível e até provável. Do ponto de vista político, com a enorme impopularidade da presidenta e sem liderança parlamentar, é improvável.
           
Os governos estaduais enfrentam -como é natural- a mesma recessão econômica e, em grande medida, a mesma recessão política. Aqueles governadores que acompanharem no estribo do ciclo federal poderão ver a luz no fim do túnel e reverter seus ciclos entre 2017-2018.
           
Os governadores que sonharem em resolver ainda em 2015 suas recessões reequilibrando suas contas e gerando assim a base de um ciclo positivo já em 2016 serão perdedores. Não apenas não conseguirão alavancar seus partidos em 2016 como afundarão seus próprios partidos em 2018.
           
5. Os candidatos a prefeito -especialmente das cidades maiores- que estiverem acreditando na puxada de seus governadores em 2016 vão se arrepender, tanto dos efeitos fiscais como dos efeitos políticos.
           
No caso do Rio de Janeiro, com certeza, o prefeito da capital não está esperando reforço significativo do governo estadual.  E até deve estar preocupado com as repercussões dos problemas que enfrenta a população e que são de responsabilidade do governo estadual, como segurança pública.
           
Mas a expectativa que o prefeito do Rio tem -pelo menos é o que transparece das visitas da presidenta Dilma- de parcerias com o governo federal, pode gerar decepções. Claro, excluam-se dessa previsão os JJOO-2016, em que, pelo impacto internacional, o governo federal deverá cumprir seus compromissos.

Fonte: Ex-Blog de Cesar Maia

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo