Cicatribio VET será lançado nesta quinta-feira em Alagoinhas

Hoje (28), às 18 horas, na Câmara de Vereadores de Alagoinhas, acontecerá o lançamento da startup Cicatribio Cosméticos e Biofármacos. Na ocasião será apresentado o primeiro produto, Cicatribio Vet, gel-creme cicatrizante que é uma promessa inovadora e sustentável para mercado veterinário, idealizado a partir de um projeto de pesquisa científica do Instituto Federal Baiano (campus Catu).

Também haverá demonstração do aplicativo Cicatribio, ferramenta inovadora, que a partir da inteligência artificial, monitora o processo de cicatrização do animal de forma fácil e eficiente.

O evento conta com o apoio da vereadora Juci Cardoso e do Instituto Federal Baiano.

Os presentes receberão o mídia kit com amostras do produto Cicatribio Vet.

O gel-creme cicatrizante foi produzido com viés científico, com o projeto “Produção de uma pomada cicatrizante para tratamento de ferimentos cutâneos”, orientado pelos professores Saulo Capim e André Rezende. O projeto já recebeu diversos prêmios em eventos nacionais e internacionais.

A pesquisa nasceu de uma hipótese levantada pelo então aluno do IF Baiano João Pedro de Oliveira.

Por meio da observação de um corte numa árvore de mangaba, ele percebeu o poder regenerativo do látex liberado pela planta. O que moveu sua curiosidade foi a relação de cuidado com sua avó que sofre de diabetes. O gel para humanos está em fase de testes e espera-se que chegue ao mercado no primeiro semestre de 2024.

O Cicatribio Vet ganhou prêmios em eventos científicos brasileiros e internacionais, além de ser destaque no Jornal da Globo no mês de junho de 2023. “O produto está tendo uma ótima aceitação pelos veterinários e tutores pets e já estamos comercializando o Cicatribio em plataformas de marketplaces e lojas pet e Vet do Estado”, afirma o pesquisador Saulo Capim.

O Cicatribio Vet também disponibiliza um aplicativo disponível gratuitamente para o acompanhamento de feridas. Operado por inteligência artificial, ele consegue identificar imagens de humanos e animais, possibilitando analisar o processo cicatricial do ferimento cutâneo.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Foto: Alagoinhas Hoje 

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo