Caos educacional em Alagoinhas: transporte escolar paralisa atividades, estudantes não frequentam aulas e creches devolvem alunos por falta de merenda

Sem receber as faturas de outubro e novembro, 50 condutores de veículos que fazem transporte escolar para a Prefeitura de Alagoinhas estão parados desde ontem (8).

Com isso, cerca de 3.500 estudantes da rede municipal e das escolas estaduais (que usam o transporte) não conseguem frequentar as aulas.

Hoje, em reunião realizada na Secretaria de Educação entre uma comissão que representa os prestadores de serviço e a gestora da pasta, professora Lúcia Teixeira, o impasse não foi resolvido.

Muito pelo contrário, se agravou: os condutores só voltam ao trabalho após o pagamento das faturas, que no total somam R$2 milhões; a secretária de Educação afirmou que só autorizará o pagamento quando as atividades forem normalizadas. 

Caos

Em contato com o editor do Alagoinhas Hoje, o vereador Radiovaldo Costa afirmou que a educação municipal é um caos. E exemplificou, fazendo um adendo: “Certamente, a secretária tentará negar as denúncias, mas vou desmentir ponto por ponto as `verdades´do governo municipal sobre a qualidade do trabalho da secretaria de Educação”, disse.

Segundo Costa, professoras e funcionárias de escolas municipais estão levando temperos e outros itens para fazer e complementar o lanche dos alunos.

Ele afirmou que as crianças matriculadas nas creches estão sendo devolvidas porque não há alimentação e nem o estoque será reposto pela prefeitura. 

Outro problema considerado muito grave pelo vereador Radiovaldo Costa: na escola Gonçalo Muniz, situada no Pindobal, os estudantes do turno vespertino foram remanejados para a manhã.

Em função disso, os alunos do matutino passaram a ter aulas duas vezes por semana. O mesmo está acontecendo com os estudantes que frequentavam a escola à tarde e foram transferidos compulsoriamente para a manhã. “Três exemplos incontestáveis que demonstram incompetência e a completa falta de gestão educacional em Alagoinhas”, assegurou o vereador. 

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo