Caminhada da Consciência Negra celebra o 20 de Novembro

Dando continuidade às atividades promovidas pela Prefeitura de Alagoinhas para celebrar o Dia da Consciência Negra (20 de novembro), foi realizada no último domingo, 23, uma caminhada no Centro da cidade. Com a participação de diversas representatividades da cultura afrodescendente, o evento contou também com a participação do prefeito Paulo Cezar, secretários municipais, servidores, Conselho e população.

 No início da caminhada houve o banho de pipoca, tradição em algumas religiões de matrizes africanas, realizado no estacionamento da Prefeitura. Os participantes também foram abençoados no ritual. Logo após a ‘lavagem’, a caminhada seguiu para o Centro. Com a participação de um minitrio, houve muito samba de roda com o grupo de Catuzinho. E onde tem samba, tem gente para dançar, as participantes do Grupo de Roda de Samba, composto em sua maioria por membros da “melhor idade”, que também é da Comunidade do Catuzinho, deram o ritmo da festa.

 “Desde o primeiro ano do nosso mandato mantemos o reconhecimento e respeito com os afrodescendentes. Atos como esses alertam a sociedade com relação ao preconceito que, infelizmente, ainda existe. Quero ver a nossa cidade sem discriminação de cor, raças e crenças religiosas”, ressaltou o prefeito Paulo Cezar.   

 A caminhada contou com representantes dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM), das secretarias de Infraestrutura (SECIN), Assistência Social (SEMAS), Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SEDEA), Educação (SEDUC), Comunicação (SECOM) e Saúde (SESAU). Entidades ligadas à Federação Nacional do Culto Afro-Brasileiro (FENACAB) também marcaram presença.

 

Fonte: SECOM – Secretaria de Comunicação – Fotos / Amilton André – SECOM

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje