Caminhada Cultural visita elementos históricos neste domingo

Acontece neste domingo, 26 de julho, a partir das 9h, a Caminhada Cultural e Cívica de Alagoinhas. O evento, incentivado pelo Conselho Municipal de Políticas Culturais, Movimento dos Artistas Plásticos Alagoinhense (MAPA) e Fundação Iraci Gama (FIGAM), tem o apoio da Prefeitura, através das Secretárias de Comunicação (SECOM), de Cultura, Esporte e Lazer (SECEL) e de Infraestrutura e Planejamento Urbano (SECIN). O objetivo é visitar os elementos que compõem o patrimônio histórico da cidade para marcá-los com uma bula e uma obra de arte que representará a essência do município.

Para o secretário da SECEL Roberto Costa, é fundamental apoiar eventos que marcam, culturalmente, a história do município. “Essa caminhada tem um peso muito grande no reconhecimento de passagens históricas em Alagoinhas. Esperamos o máximo de participação da população para fortalecer a nossa cultura local”, declarou.

A partida será na Casa do Boi Encantado, às 9h, seguindo para o Parque Rodoviário, Estação São Francisco, Chalé Ferroviário, Rio Catu, prédio da Prefeitura, primeira Estação Ferroviária, Praça do Coreto, Praça Ruy Barbosa, Ginásio de Alagoinhas e Fonte dos Padres. O encerramento será na Igreja Inacabada em Alagoinhas Velha com apresentação de uma banda musical. A Caminhada espera reunir todas as instituições ligadas ao cenário histórico e cultural da cidade.

Segundo o conselheiro de Cultura Litho Silva, haverá transporte disponível para aqueles que não podem caminhar durante a visitação. “Pretendemos chegar às 17h em Alagoinhas Velha. Nosso propósito, nesse encontro lúdico, é celebrar, firmar e confirmar os valores dos nossos elementos históricos e culturais e reconhecer Alagoinhas como peça cultural. Cultura é economia criativa, que pode gerar recursos, internamente”, disse o artista.

Uma máscara representando a figura indígena, feita em argila, será colocada em cada ponto visitado. As obras de autoria do conselheiro estarão acompanhadas de uma bula descrevendo e contando um pouco o significado de cada local. “Escolhemos o índio por simular os primeiros moradores da região e ao mesmo tempo ser símbolo de resistência histórica”, explicou o conselheiro.

Fonte: SECOM Alagoinhas

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo