Bolsonaro: Não publicar balanço em jornal combate desmatamento

Após dizer que a mudança na MP (medida provisória) que liberou as empresas de capital aberto para publicarem balanços apenas em site eletrônico e não mais em jornais era uma resposta ao tratamento que recebeu da imprensa durante a campanha eleitoral, o presidente Jair Bolsonaro utilizou uma de suas redes sociais para pontuar que a medida é também uma resposta às críticas da imprensa sobre o desmatamento no País.

“Os balancetes das empresas agora poderão ser publicados em sites, dispensando os jornais. Menos papéis, menos desmatamento”, escreveu o presidente em sua conta no Facebook. Em sua análise, a não exigência de tal publicação daria ainda menos lucro aos jornais.

Em nota, a Indústria Brasileira de Árvores (Ibá), associação que reúne a cadeia produtiva de árvores plantadas para fins industriais, informou que 100% do papel produzido nacionalmente tem origem em árvores cultivadas para esse fim.

Segundo a associação, as florestas plantadas “ajudam a reduzir o desmatamento, recuperam áreas previamente degradadas por outros usos e conservam importantes ecossistemas e espécies ameaçadas de extinção. Essa indústria possui diversos sistemas de certificações, que garantem que o papel veio de fonte florestal sustentável”.

​A MP 892, que trata da mudança de publicação de balanços de empresas, foi publicada nesta terça no DOU (Diário Oficial da União), e o trecho alterado está no artigo 289. Com informações da Folha de S. Paulo.

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo