Baianos são premiados na Olimpíada Brasileira de Matemática

obmep3

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) está promovendo uma série de premiações regionais em todo o País referente à premiação nacional de 2015. Nesta quarta-feira (10) foi realizada a cerimônia de premiação de 131 estudantes de Feira de Santana e 30 municípios da região. A solenidade reuniu os estudantes, familiares e professores no auditório central na Universidade Federal de Feira de Santana (Uefs). Foram entregues quatro medalhas de ouro, uma de prata, 14 de bronze e 112 menções honrosas.

Interessada por números desde criança, Janaína Santana, se apaixonou pela Matemática quando era aluna Colégio Estadual Ernesto Carneiro Ribeiro, em Feira de Santana. Ontem ela foi premiada com a medalha de ouro pela participação na Olimpíada de 2015 e ressalta que a Matemática fará parte de sua vida para sempre. “Estou cursando o primeiro ano de Matemática na Universidade Federal da Bahia (Ufba). Participei da primeira Olimpíada em 2009 conquistando a medalha de bronze. A partir dali, comecei uma série de participações que me deram três ouros seguidos. Participar da competição acabou definindo meu futuro profissional”, acrescenta.

Também ex-aluna, Tailane Gonçalves, do Colégio Estadual Maria Dagmar Miranda, em Riachão do Jacuípe, fala sobre a importância do projeto. “Ganhei menção honrosa e estou muito orgulhosa. Essas ações nos motivam a aprender cada vez mais a disciplina, além de nos disponibilizar uma ótima experiência de aprendizagem.”

Além das medalhas, a organização oferece aos primeiros colocados um Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), onde o aluno tem à sua disposição uma rede nacional de professores em pólos espalhados pelo País, e também no fórum virtual para desenvolver sua aprendizagem.

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e tem como objetivo estimular o estudo da Matemática e revelar talentos na área. No dia 10 de setembro, será realizada a segunda prova da OBMEP 2016. O Resultado final com o nome dos premiados sai no dia 30 de novembro.

Fonte: Ascom SEC

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje