Bahia Mais Digital qualifica ensino em escolas estaduais

A tecnologia está transformando o dia-a-dia de estudantes de escolas, centros e institutos estaduais, presentes na capital baiana, através do programa Bahia Mais Digital, iniciativa da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia (Secti). Os colégios estaduais Bento Gonçalves e Dois de Julho, localizados Localizados no bairro de Fazenda Grande do Retiro receberam a visita do secretário Manuel mendonça e equipe da Secti.
As escolas visitadas são exemplos de que a chegada da banda larga de alta conectividade, através de fibra ótica, pode qualificar o uso dos serviços ofertados pelo Estado. As duas unidades, que estão em período de férias, ofertam os ensinos Fundamental e Médio e reúnem 2.365 alunos, sendo 885 do Bento Gonçalves e 1.480 do Dois de Julho.
Com o aumento da velocidade da banda presente nas escolas, tanto a equipe administrativa, com a aceleração de processos, quanto o corpo docente vão conviver com uma realidade diferente. Antes inimigo dos professores e proibidos em sala de aula, os celulares já fazem parte dos planos pedagógicos das unidades de ensino. “É possível haver um uso positivo dos celulares para pesquisa”, acredita Margareth Gabian, diretora do Colégio Dois de Julho. A diretora do Bento Gonçalves, Mônica Bonfim, engrossa o coro e diz que “apesar da resistência natural dos professores, os smartphones podem ser uma potente ferramenta de aprendizado”.
Bahia Mais Digital
A primeira etapa do Bahia Mais Digital consiste na instalação de 300 pontos nas unidades de Salvador e já está 75% concluída, com 226 unidades ativadas, sendo 117 vinculadas à Secretaria da Educação do Estado (SEC). A execução da segunda etapa, que irá ligar outros 208 pontos da capital baiana, foi assinada na manhã desta sexta-feira (13) por Manoel Mendonça. “É muito bom ver que nosso empenho se transforma em ganhos para a sociedade. O Bahia Mais Digital auxilia áreas estratégicas para o desenvolvimento, uma vez que além de Educação, Saúde e Segurança Pública podem ter grandes avanços, qualificando o serviço na ponta, atingindo o cidadão”, comemora Mendonça.
O Bahia Mais Digital está permitindo a migração de uma rede que, atualmente, está limitada à uma velocidade média na ordem de 512kb até 1mb para uma conexão de alta velocidade, que pode atingir até um 1gb, representando até duas mil vezes a capacidade atual.
Fonte: Ascom/Secti

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje