Assembleia reverencia centenário de Fernando Sant’Anna, ex-deputado federal constituinte

COMENDA 2 DE JULHO

A Assembleia Legislativa homenageou nesta quinta-feira (1) a memória do ex-deputado federal Fernando Sant’Anna, que completaria 100 anos no dia 10 de outubro. Durante a Sessão Especial, proposta pelo deputado estadual Joseildo Ramos (PT), a viúva do homenageado, Gilka Sant’Anna, recebeu a Comenda 2 de Julho, a mais alta honraria do legislativo baiano, concedida, em memória, ao “Adorável Comunista”, como registrou em livro, o escritor Antônio Risério. A cerimônia contou com a presença do presidente da Assembleia, deputado Marcelo Nilo (PDT), do ex-governador e vereador de Salvador, Waldir Pires, do jornalista e escritor, Joaci Góes, do vice-reitor da Universidade Federal da Bahia, Paulo Miguez, familiares, amigos e de Derivaldo Pinto (PT), prefeito de Irará, cidade natal de Fernando.

Nascido em 1915, Fernando Sant’anna foi referência na formação de uma geração de políticos da esquerda baiana. Destacou-se como um dos articuladores da campanha “O Petróleo é Nosso”. Foi deputado constituinte e importante liderança do Partido Comunista Brasileiro (PCB). Lutou contra a Ditadura Militar e foi um dos primeiros opositores cassados pelo regime.

Para Joseildo, o legado de Fernando Sant’Anna é bastante atual, pelo momento de instabilidade política, onde setores conservadores ameaçam a democracia. “Somos privilegiados e orgulhosos por termos contado, por quase um século, com uma personalidade tão íntegra, tão devotada ao seu povo. Homens como ele permanecem para sempre no coração e serão como um farol a nos indicar o caminho da justiça social”, reverenciou. Companheiro de muitas lutas, Waldir Pires falou da saudade do amigo. “Estimulei sua primeira candidatura a deputado federal. Era um homem correto, honrado, que dedicou sua vida a servir ao país e à democracia. Faz muita falta ao Brasil”, destacou.

Fonte: Assessoria de Comunicação do deputado Joseildo Ramos – Foto: Kamila Matos

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje