Apoio do deputado federal Dal é combustível para a pré-candidatura de Gustavo Carmo


O apoio do deputado federal Dal Barreto (UB) à pré-candidatura de Gustavo Carmo ao Executivo municipal, veiculado pelo site News InFoco, tem múltiplos significados e turbina as pretensões do secretário da Educação.

O primeiro – e mais importante – está relacionado ao fato do deputado federal Dal ser filiado ao UB, partido que faz oposição ao governo municipal e que provavelmente terá candidato ou apoiará um nome que disputará a eleição para a Prefeitura de Alagoinhas no próximo ano.

O segundo significado político é o apoio do deputado juntar-se ao alinhamento com Gustavo Carmo dos vereadores Anderson Baqueiro, também filiado ao UB, Juracy Nascimento e Edy da Saúde.

O terceiro significado vincula-se ao fato do deputado ter obtido em Alagoinhas quase 3 mil votos na eleição do ano passado. Portanto, não é um mero desconhecido de parte dos eleitores locais.

Com 140.435 votos obtidos em 2022, o deputado Dal ficou à frente de nomes tradicionais da política baiana (e de seu partido): Arthur Maia (108.672 votos); Leur Lomanto, neto do ex-governador Lomanto Junior (82.004 votos); José Rocha (78.833 votos). Dal superou (na contagem geral) a votação do deputado federal Paulo Azi em 3.052 votos.

O apoio do deputado federal Dal à pré-candidatura de Gustavo Carmo terá efeitos imediatos e em médio prazo, com condições de mexer no tabuleiro eleitoral de Alagoinhas.

O deputado federal Cláudio Cajado (Progressistas) também apoia a pré-candidatura de Gustavo Carmo.

Objetivamente, a partir de análise racional do cenário momentâneo, a pré-candidatura de Gustavo Carmo está conseguindo agregar apoios importantes de políticos de diferentes partidos e posições ideológicas distintas.

Para a leitora/o leitor que não entendeu a metáfora do título: o deputado Dal é proprietário de uma grande rede de postos de combustíveis.

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo