Anvisa aguarda comunicação oficial para retomar testes da vacina de Oxford no Brasil

O grupo farmacêutico AstraZeneca anunciou neste sábado, 12, a retomada dos testes clínicos para desenvolver uma vacina contra a Covid-19. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou que para que a reativação do estudo clínico ocorra no Brasil, o órgão espera receber nos próximos dias o peticionamento da empresa.

Os testes haviam sido interrompidos devido à doença de um voluntário, depois receber a autorização da agência reguladora britânica.

“Os testes clínicos para a vacina AstraZeneca Oxford contra o coronavírus, AZD1222, foram retomados no Reino Unido após a confirmação pela Autoridade Reguladora de Saúde de Medicamentos (MHRA)”, informou a empresa.

Em nota, a Anvisa afirmou que foi informada pela Universidade de Oxford sobre a autorização para a retomada dos testes no âmbito do estudo clínico com a vacina para Covid-19.  Mas, até o momento, a Agência não foi comunicada oficialmente pela Autoridade Sanitária do Reino Unido (MHRA), responsavel por esta autorização.

Na prática, o laboratório precisa protocolar o pedido de nova anuência para que o estudo da vacina de Oxford possa ser retomado no país. A Anvisa reitera que está comprometida com a celeridade na análise de todos os dados. Ao mesmo tempo, trabalha para garantir a segurança dos participantes do estudo clínico no Brasil.

 

Fonte: A Tarde

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje