Antiga estação experimental da EBDA, em Aramari, deve se tornar campus avançado do IFBaiano

Na manhã desta quinta-feira (16), o deputado estadual Joseildo Ramos (PT) e o reitor do Ifbaiano, Geovane Barbosa, realizaram uma visita de reconhecimento às instalações da fazenda da estação experimental da antiga EBDA, em Aramari, que deve, em breve, abrigar um campus avançado do Instituto. A ideia é que a estação seja transformada em um Centro de Desenvolvimento Tecnológico para atender a agricultura familiar, por meio do Ifbaiano.

Na oportunidade, Geovane Barbosa conversou com a coordenação dos assentados do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), que hoje ocupa o local, e apresentou os projetos que o instituto já desenvolve em parceria com o Incra e a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).  “O Ifbaiano possui um projeto que atende 15 mil famílias assentadas. O que buscamos é a convivência harmônica com a comunidade. Só chegamos em um local para somar e não dividir”, afirmou Geovane.
Para Joseildo, que tem atuado como um interlocutor para a incorporação deste terreno de mais de 900 hectares à estrutura do Ifbaiano, a área será de extrema importância para o desenvolvimento tecnológico na região, mas o avanço não será utilizado como prerrogativa para a diminuição da importância da luta daqueles que hoje ocupam o local. “O MST foi fundamental para a preservação e manutenção deste espaço. Buscaremos a garantia de direitos e a convivência pacífica entre todos”, concluiu o deputado.
Fonte: Assessoria de imprensa do Deputado Estadual Joseildo Ramos

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo