Alunos da Unirb protestam contra descaso da faculdade

Cerca de 500 alunos da Faculdade Regional de Alagoinhas – Unirb, interromperam as aulas e realizaram uma manifestação na noite de ontem (25), lotando o auditório da instituição, em protesto contra o descaso e os desmandos da diretoria em não promover as adequações necessárias ao bom andamento dos cursos.

A manifestação envolveu alunos de todos os cursos da noite, segundo informações de Vondervan Santana, aluno do 5º semestre de Educação Física.

Segundo ele, a faculdade vem negligenciando muito em relação ao aparelhamento dos laboratórios, bibliotecas e demais dependências. O seu curso, o de Educação Física, é um dos mais deficientes, porque até hoje não foram construídas as piscinas, as quadras poliesportivas e os laboratórios, disse ele.

Todos os cursos enfrentam dificuldades na biblioteca, disse Vondervan. Segundo ele, há apenas um livro para cada matéria. Os alunos precisam fazer uma leitura rápida, pois outros necessitarão fazê-la também.

A falta de acessibilidade é outro agravante na instituição. Com uma topografia acidentada, com poucas rampas e acessos para cadeirantes, a Unirb tem sido um problema para quem tem dificuldades locomotoras. O curso de Direito é um dos mais afetados, pois suas salas não oferecem a mínima estrutura.

Outra reclamação dos estudantes é com relação aos constantes apagões na instituição. Somente no semestre passado ocorreram cinco desligamentos completos de luz, deixando a comunidade estudantil em polvorosa. A situação, segundo Vondervan, é por falta de investimento na estrutura da faculdade, que vem aumentando suas dependências sem aparelhar ou promover mudanças em sua estrutura elétrica. No início desse semestre já foi registrado um apagão.

Vondervan disse que os alunos vêm tentando argumentar com o diretor da instituição, o advogado Carlos Joel Pereira, mas ele não aceita os argumentos. Num desses momentos, Vondervan disse que Carlos Joel pediu que ele deixasse a faculdade, senão o enquadraria numa medida administrativa, prejudicando-o. “Você para mim é um grão de areia”, disse o diretor em conversas nas redes sociais.

Os alunos da Unirb prometem uma nova manifestação para a próxima quarta-feira, 27, em frente à faculdade, como forma de chamar a atenção da diretoria para o descaso que se instalou na instituição.

Fonte: Gazeta dos Municípios/Wanderley Soares

 

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje