Alagoinhas tem TV com transmissão digital

A TV Subaé, retransmissora da (Rede Globo), com sede em Feira de Santana, passou a realizar transmissão digital (alta definição) para a cidade de Alagoinhas a partir desta quarta-feira, 04. A solenidade de lançamento do sinal aconteceu no Hotel Áster com a presença do prefeito Paulo Cezar, secretários municipais, forças empresariais, representantes da emissora, publicitários e jornalistas. As transmissões estavam em fase de testes desde o último dia 27, e Alagoinhas passa a ser a segunda cidade da região a contar com esse tipo de tecnologia.

O prefeito Paulo Cezar comentou que “a velocidade do crescimento da cidade implica, necessariamente, no acompanhamento da tecnologia. A TV Subaé está de parabéns e uma transmissão com imagem limpa e de alta definição também faz parte dos fatores para uma melhor qualidade de vida”. O gerente geral da TV Subaé Marcos Araújo informou que o planejamento foi focado para que Alagoinhas e Feira de Santana – que teve as transmissões iniciadas em julho – estivessem preparadas para essa tecnologia já no período da Copa do Mundo e dos festejos de São João.

“É importante uma transmissão de qualidade porque isso incrementa o comércio local, já que certamente teremos mais anunciantes, além da população também ter mais prazer em assistir aos programas”, comentou o gerente.

A TV Subaé distribuiu alguns informações sobre a nova tecnologia que seguem abaixo:

O que muda?

Agora com a transmissão digital, aqueles fantasmas, zumbidos e chuviscos da TV analógica serão coisa do passado. Você vai ter mais qualidade de som e imagem, sem precisar fazer truques e malabarismos nas antenas.

Vou ter que trocar a minha televisão?

Não necessariamente. Se sua TV for mais antiga, provavelmente você necessitará de um Conversor Digital (Set top Box), que ficará externo ao aparelho de TV. Mas se seu aparelho já possui um conversor integrado, você somente precisará de uma antena UHF para sintonizar e aproveitar tudo que essa tecnologia pode te proporcionar.

Preciso ter assinatura de TV a cabo ou satélite para assistir a TV Digital?

Com o início das transmissões digitais terrestres pelas emissoras de TV, você poderá desfrutar de maneira gratuita de uma programação com qualidade de imagem excelente. Não é preciso pagar para ter acesso ao canal da TV Subaé.

Como sintonizar na TV Digital?

A TV Subaé Digital será transmitida pelo canal 27 UHF. Porém, basta selecionar no seu controle remoto ou conversor digital à sintonia automática, para o mesmo reconhecer o canal digital (3.1) e, a partir daí, você possa selecioná-lo. É importante e imprescindível que você tenha uma antena UHF.

Mobilidade

Todos vão poder assistir a TV quando estiverem fora de casa, no ônibus, na van, no carro ou ter uma televisão pequena, portátil, como se fosse um radinho de pilha. Isso porque a TV Digital vai permitir a recepção em movimento, com qualidade perfeita, em aparelhos portáteis como tablets e celulares.

Mais informações, consulte: www.tvglobodigital.com

Fonte: SECOM Alagoinhas/Fotos: Josué Silva e Leonardo Coutinho

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje