Alagoinhas precisa trabalhar para ser a sede da reitoria da UFNB

Alagoinhas, maior cidade dentre aquelas que pleiteiam sediar a reitoria da futura Universidade Federal do Nordeste da Bahia (UFNB), tem todas as condições para abrigar, além dos cursos superiores, a unidade gestora da instituição. Outros municípios lutam para ter em seus territórios a reitoria da UFNB, que em termos administrativos, é a instância responsável pela condução do projeto pedagógico e também da gestão financeira.

No início da tarde de hoje, um site de Salvador publicou matéria informando que as cidades de Serrinha e Santa Luz já haviam sido escolhidas para sediar a UFNB, sendo a primeira aquela que abrigará a reitoria.  Uma fonte do Alagoinhas Hoje negou que a escolha já tenha sido efetivada.

Os representantes do Núcleo do Sisal publicaram nota sobre o assunto (ler abaixo).

IMG-20150123-WA0003

Em Alagoinhas, o que se vê é uma completa desmobilização das Forças Empresariais – Associação Comercial e Industrial de Alagoinhas (ACIA), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Sindicato do Comércio (SICOMÉRCIO), das Lojas Maçônicas, dos partidos políticos, da imprensa, que trata do tema circunstancialmente, da administração municipal e das entidades estudantis. Querem perder o bonde da história?

A implantação de uma unidade federal de ensino superior em Alagoinhas terá tanta ou maior repercussão do que os trilhos da linha férrea, aqui  fincados na segunda metade do século XIX, da chegada da Petrobrás nas décadas de 50 e  60  do século passado e da recente industrialização,transformando a cidade em um importante pólo de bebidas.

Portanto, a união, mesmo que momentânea e pragmática dos políticos detentores de mandatos eletivos, dos empresários e de todos os segmentos sociais e econômicos de Alagoinhas será bem vinda.

Que lutemos pela UFNB.

Este é um dos principais compromissos de todos nós com o presente. E com as futuras gerações.

Acorda, Alagoinhas. Esta causa é justa.

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo