Alagoinhas está incluída na 13ª Rodada de Licitações da ANP

ANP

O Alagoinhas Hoje entrou em contato com a Assessoria de Imprensa da ANP para saber sobre a 13ª Rodada de Licitações, na qual o município está incluído, bem como outras cidades da microrregião que também possuem tradição no segmento de produção de petróleo e gás.

A rodada acontecerá no dia 7 de outubro e existe perspectiva de que os seus resultados movimentem a economia brasileira.

Abaixo as respostas da Assessoria de Imprensa da ANP:

1) Quantos blocos estarão em disputa na região de Alagoinhas?

O mapa com os municípios está disponível em http://www.anp.gov.br/anexos/09E9F140236D3A7983257E93003EF49A/Reconcavo_BAHIA_municipios.jpg.

2) De que forma o resultado poderá incrementar a economia de Alagoinhas e das cidades da microrregião?

Além de ampliar o conhecimento sobre as reservas e aumentar a produção nacional de petróleo e gás, a 13ª Rodada busca descentralizar geograficamente a atividade petrolífera, como forma de induzir a redução de desigualdades regionais e sociais e, adicionalmente, fixar empresas nacionais e estrangeiras no País, gerando empregos diretos e indiretos.

3) Quantas empresas se habilitaram e disputarão os blocos situados em Alagoinhas e cidades vizinhas?

As empresas se inscrevem para participação na 13ª Rodada, não para blocos específicos. Os lances que cada empresa fará serão conhecidos no dia da rodada, com a abertura dos envelopes.

4) Quais empresas pretendem participar da licitação?

Empresas nacionais e estrangeiras podem participar das licitações para exploração, desenvolvimento e produção de hidrocarbonetos. Entretanto, para se tornarem concessionárias ou contratadas, devem ser constituídas sob as leis brasileiras, com sede e administração no País.

Os processos licitatórios transcorrem sob regras claras e ampla transparência. O edital com todas as regras e o modelo de contrato da 13ª Rodada estão disponíveis na página http://www.brasil-rounds.gov.br/round_13/portugues_R13/Edital.asp.

5) Quando os resultados serão conhecidos?

A sessão pública de apresentação das ofertas está marcada para o dia 07 de outubro.

6) Em quanto tempo as empresas começarão a operar?

A assinatura dos contratos de concessão está prevista para 23/12/2015. Com a assinatura, é dado início à fase de exploração.

7) Qual a perspectiva de geração de empregos nestas atividades?

As atividades da indústria de petróleo e gás proporcionam geração de empregos diretor e indiretos. Contudo, é difícil mensurar quantos empregos serão gerados.

8) Qual o valor mínimo para que os blocos de Alagoinhas e região sejam arrematados?

O bônus de assinatura mínimo por bloco (valor pago pelas empresas vencedoras antes da assinatura do contrato) para a Bacia do Recôncavo de R$ 56.736,14 a R$ 215.605,97. Os valores de cada bloco estão disponíveis no Anexo XII do edital.

9) Quais municípios da Bahia que estão incluídos na rodada de licitações?

O estado da Bahia terá oferta de 98 blocos na 13ª Rodada de Licitações da ANP, sendo nove na bacia marítima de Camamu-Almada, totalizando 5.359,32 km2, quatro na bacia marítima do Jacuípe, totalizando 2.785,38 km2, e 82 na bacia terrestre do Recôncavo, totalizando 2.243,18 km2. Os blocos terrestres estão localizados nos municípios de Alagoinhas, Araçás, Aramari, Camaçari, Candeias, Cardeal da Silva, Catu, Dias D’ávila, Entre Rios, Esplanada, Inhambupe, Itanagra, Mata de São João, Pojuca, Santo Antônio, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Teodoro Sampaio e Terra Nova.

10) Há quanto tempo foi realizada a última rodada?
 

A 12ª Rodada de Licitações foi realizada em novembro de 2013.

11) A licitação terá como objeto a prospecção apenas de petróleo ou gás também  está incluído?
 

São áreas com potencial para petróleo e gás natural, incluindo oportunidades em terra e mar, em bacias maduras e também em novas fronteiras exploratórias.

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo