Alagoinhas: Educadores participam de aula inaugural do PNAIC

PROGRAMA SEDUC

Na manhã desta segunda-feira, 11, educadores da Secretaria da Educação (SEDUC) participaram da Aula Inaugural do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC/2014). A solenidade aconteceu no plenário da Câmara de Vereadores de Alagoinhas. O evento abriu os trabalhos do pacto 2014 e contou com a participação de professores, servidores da secretaria e convidados. 

O PNAIC é um programa do Governo Federal que tem como objeto aprimorar a formação dos professores para garantir a melhoria da aprendizagem, através da alfabetização em Língua Portuguesa e Matemática de todas as crianças brasileiras até oito anos. Criado em 2012, o programa contempla a participação da União, estados e municípios. Em Alagoinhas, foi implantado em 2013 com a formação de professores para incrementar a prática pedagógica em Língua Portuguesa. Já este ano, vai formar professores para a área de matemática. 

A aula contou com palestra tendo como tema “A Matemática é um Show – Desafios e Possibilidades, proferida pela professora Daniela Batista Santos, da Universidade do Estado da Bahia -UNEB/Campus II/ Alagoinhas. 

Ela explicou que a ideia é levar algumas reflexões sobre a importância da disciplina matemática para a formação da cidadania e como o seu ensino tem sido aplicado nas escolas. Além das perspectivas para oferecer uma matemática que contribua para a formação do individuo. “Queremos mostrar que existe possibilidades de levarmos para sala de aula um ensino criativo, interessante e dinâmico”, comentou a professora. 

A docente Roberta Ferreira Souza afirmou que a formação é uma oportunidade única para levar à sala de aula uma matemática mais lúdica e desmistificar a ideia que a disciplina é um bicho-papão e chata.  “A minha intenção é mostrar para as crianças que é uma matéria gostosa de aprender”, salientou.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação – Foto: SECOM/Divulgação

 

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje