Agentes comunitários de saúde de Alagoinhas comemoram 23 anos de atividade

ACS ALAGOINHAS 1

Os agentes comunitários de Alagoinhas – profissionais ligados à Secretaria da Saúde (SESAU) – realizaram na manhã desta sexta-feira (12) festa de confraternização de final de ano, aproveitando para comemorar os 23 anos de atividades no município. De acordo com a agente Maria das Graças Souza “nosso trabalho é muito importante porque fazemos a prevenção de doenças visitando as residências passando a ter conhecimento das carências de diversas comunidades no âmbito da s saúde”. A festa aconteceu no espaço da quadrilha junina Última Hora.

Alagoinhas conta com 230 agentes comunitários. O PACS – Programa de Agentes Comunitários de Saúde – é fundamental para a integração entre as equipes que atuam nas unidades de saúde e a comunidade. Os agentes visitam as residências acompanhando o desenvolvimento das crianças, como também a situação dos hipertensos, gestantes, diabéticos e todos os casos ligados à saúde das pessoas. A comunicação à SESAU, em caso que necessitam de uma intervenção rápida para internação ou exames, é um dos pontos positivos. Nestes 23 anos, o trabalho dos agentes ajudou a diminuir a mortalidade de crianças e de gestantes no município.

Implantado no início dos anos 90, o Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) faz parte do aprimoramento do Sistema Único de Saúde (SUS) incorporando a reorientação da assistência ambulatorial e domiciliar. O objetivo é contribuir para a reorganização dos serviços municipais de saúde e na integração das ações entre os diversos profissionais, visando a interação entre as comunidades e as unidades de saúde.

Fonte: Secretaria de Comunicação – Prefeitura de Alagoinhas – Foto: Amilton André – SECOM

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje