Abrolhos, a estrela ambiental do mar na Bahia, o sofrente da vez

Será que o óleo que inferniza o litoral nordestino vai atingir o arquipélago de Abrolhos, a maior biodiversidade de todo o Atlântico Sul e, por isso, estrela entre os santuários marinhos do litoral brasileiro?

Segundo os técnicos envolvidos no caso, a lógica indica alto risco. O óleo foi visto pela primeira vez em 30 de agosto no litoral de Pernambuco. Veio descendo, atingiu Alagoas, Sergipe, o litoral norte baiano, chegou a Salvador, foi descendo, passou de Ilhéus e ontem dava os seus sinais nefastos em Canavieiras, Belmonte e Cabrália, já na Costa do Descobrimento, bem mais perto.

Moral em jogo — Abrolhos fica mais ao sul, na costa de Caravelas, a 561 km da praia. E aí funciona a lógica, como diz o deputado Robinho (PP), que é ex-prefeito de Nova Viçosa, vizinho coladinho de Caravelas:

– E por que não chegaria lá? Seria uma pena. O lugar, a área toda, incluindo Abrolhos, é muito bonita, muito visitada. Na área tem os recifes de Aranguera, Areia e Pedro Grande, bem próxima tem a ilha de Coroa Vermelha, outra joia. Estamos rezando.

Na área também a atividade pesqueira é intensa. De quebra, o trade turístico, a partir de Porto Seguro, também se sente ameaçado.

Em Abrolhos, a Marinha botou cinco navios, com mergulhadores. Segundo Robinho, ontem foram feitos vários sobrevoos e até agora nada foi detectado, mas a preocupação é geral. Lá, o óleo não chegou, mas os dias de medo já.

 

Fonte: Coluna Levi Vasconcelos/A Tarde

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo