A câmera do seu smartphone pode salvar a sua vida

Câncer do colo do útero: é o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres.

A câmera em seu celular pode ser utilizada para diagnosticar o câncer do colo de útero e o vírus do HPV, afirmam cientistas da faculdade de Medicina de Harvard.

O câncer do colo do útero é responsável pela morte anual de, aproximadamente, 4.800 mulheres no Brasil, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Diagnosticar a doença é demorado e caro, especialmente em países com recursos limitados.

Pesquisadores do Hospital de Massachusetts, em Boston, e cientistas de Harvard estão avaliando que o uso da holografia digital — a construção de imagens em 3D de células usando um aplicativo de smartphone — poderia ajudar na análise do câncer.

O processo envolveria a introdução de amostras de sangue ou saliva em um pequeno cartucho ligado a um smartphone.

Luz é colocada sobre a amostra e padrões de luz difratada são detectados pela câmera do celular. Quanto mais microesferas – partículas que se ligam a moléculas específicas, como marcadores de HPV – aparecerem, maior o risco de câncer de colo do útero.

Os dados são enviados para um computador que reconstrói uma imagem das células presentes. Esta foto é enviada de volta para o smartphone, juntamente com o resultado. O processo todo custa US$ 1,80 e leva 45 minutos.

Fonte: Exame

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo