Escolas comemoram os festejos juninos com quadrilhas e brincadeiras tradicionais

As escolas estaduais da capital e do interior já entraram no clima dos festejos juninos. Para animar ainda mais os estudantes, que entram em recesso do dia 22 de junho a 2 de julho, cada unidade está promovendo atividades diversificadas como disputas de quadrilhas, apresentações musicais, degustação de comidas típicas e brincadeiras tradicionais.

No Colégio Estadual Raphael Serravalle, localizado em Salvador, a programação que se inicia a partir das 8h30, desta quarta-feira (14), está vinculada ao projeto pedagógico da escola. A decoração realizada pelos estudantes será avaliada na disciplina de Artes, assim como as redações redigidas destacando a temática e pesquisas sobre a cultura nordestina, que serão aproveitadas nas disciplinas de Língua Portuguesa e História. A animação ficará por conta de bandas formadas por estudantes, brincadeiras e apresentações de quadrilhas.

A comunidade escolar do Colégio Estadual Ruben Dário, também em Salvador, recepciona, nesta quarta-feira (14), às 8h, fanfarras de oito colégios da rede estadual para uma grande festa. Para integrar a escola e a comunidade, haverá um grande arraial, com direito a quadrilha junina e muito arrasta-pé.

Em Caetité (636 km de Salvador), os estudantes do Centro Territorial de Educação Profissional do Sertão Produtivo (CETEP), participam, às 19h, desta quarta-feira, da gincana cultural “II Forró Letrado”, quando vão executar tarefas relacionadas aos festejos juninos tendo como base as obras do escritor Ariano Suassuna. Em uma das tarefas, a missão é a campanha do agasalhos que serão doados a pessoas carentes. Além disso, haverá dança de casais, peça teatral, trio nordestino e quadrilhas.

O estudante Bruno Rayan da Silva, 17, já está empolgado para as atividades festivas. “A gincana vai ser muito divertida porque vamos dançar, aprender muito com as tarefas, conhecer mais sobre o escritor homenageado e ajudar pessoas da nossa comunidade”, diz entusiasmado.

Na cidade de Juazeiro (508 km da capital), o Centro Territorial de Educação Profissional do Sertão Produtivo (CETEP), a comunidade escolar irá se despedir do primeiro semestre de aulas com muito forró e comidas típicas, no dia 21, das 16h às 21h30. O estudante Genilson Duarte, 16, que faz o curso técnico em Agricultura, está cheio de expectativa. “Vamos ter brincadeiras tradicionais como o Correio do Amor, sorteio de balaios juninos, quadrilhas improvisadas e apresentações musicais.

O Centro Estadual de Educação Profissional do Campo Paulo Freire (CEEP), em Santaluz (288 km de Salvador), no dia 21 de junho, às 19h30, realizará o “São João na Roça”, com muitas comidas típicas, quadrilhas e apresentações de bandas locais. No mesmo dia, o Colégio Estadual Juiz Jorge Farias Goes – Tempo Integral, promove o “Arraiá do Juiz Jorge”, que contará com barracas de comidas típicas, brincadeiras e apresentações de quadrilhas.

 

Fonte: Ascom SEC

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo