Produção industrial cai em novembro, diz CNI

A produção industrial brasileira caiu em novembro, após ter registrado expansão em outubro, de acordo com pesquisa divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), nesta terça-feira, 17. O índice de produção medido pela entidade cedeu para 48,4 pontos, de 54,5 no mês anterior.

O indicador varia de zero a cem pontos, sendo que valores abaixo de 50 representam queda na produção em relação ao mês anterior. Em novembro do ano passado, esse índice ficou em 49,8 pontos.

A pesquisa “Sondagem Industrial” também mostrou que o emprego seguiu em contração na indústria. Seu indicador ficou em 48,8 pontos em novembro, ante 48,9 pontos em outubro e 49,4 pontos em novembro de 2012.

O porcentual médio de Utilização da Capacidade Instalada (UCI) caiu para 74% no mês passado, de 75% em outubro. Já em relação a novembro de 2012, a UCI ficou estável.

O indicador relativo à utilização de capacidade efetiva-usual, que considera o UCI comum para o mês, fechou novembro em 45,4 pontos, frente a 46,7 pontos em outubro. Ou seja, a diferença em relação à utilização de capacidade usual foi maior em novembro do que em outubro.

ESTOQUES

Os estoques, por sua vez, continuaram crescendo no mesmo ritmo. O índice de evolução de mercadorias estocadas ficou em 50,4 pontos em novembro, o que representa um aumento, já que o indicador está acima de 50 pontos. O mesmo resultado foi apurado em outubro.

Esse resultado se refletiu no indicador que mede os estoques efetivos em relação aos planejados pelos industriais, que subiu para 50,7 pontos no mês passado, de 50,5 pontos em outubro. Apesar desse leve crescimento, a CNI avalia que “a indústria em geral continua com estoques próximos ao nível planejado”.

A pesquisa da CNI foi feita com 2,07 mil empresas de todo o país entre os dias 2 e 13 de dezembro.

Fonte: Folha de São Paulo

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo