Grupo Chico Reis quer 70 cargos de confiança para ficar mais à vontade no governo Joaquim Neto

As informações chegam de quatro fontes bem posicionadas no tabuleiro político de Alagoinhas.

Com o controle de quase todos os cargos do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) e da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (SECEL), que totalizam entre 20 e 25 nomeações, o grupo  Chico Reis, capitaneado pelo ex-prefeito José Francisco dos Reis (1989/1992), líder local do Partido Verde (PV), quer 70 cargos de confiança para ficar mais à vontade no governo Joaquim Neto.

Portanto, estariam faltando, no mínimo, 45 cargos, e, no máximo, mais 50, para aplacar o desejo do grupo Chico Reis.

A alegação é que nas tratativas eleitorais do ano passado, o então candidato Joaquim Neto (DEM) teria concordado com o número cabalístico de 70 cargos de confiança para o grupo do ex-prefeito e da atual vice prefeita e secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Iraci Gama.

Se fez este tipo de acordo, geralmente verbal, o candidato Joaquim Neto cometeu uma falha matemática, pois não calculou o potencial eleitoral do grupo, que em eleições anteriores já havia demonstrado suas dificuldades com os eleitores e no pleito de 2016 registrou rotundo fracasso, não elegendo sequer um vereador.

Nos últimos 17 anos, apenas sazonalmente, o grupo Chico Reis não foi situação na política de Alagoinhas: no segundo mandato do então prefeito Joseildo Ramos (Chico Reis foi vice-prefeito no primeiro mandato de Ramos) e em momentos dos dois mandatos do ex-prefeito Paulo Cezar.

O grupo tem certo DNA situacionista.

Votos

A aliança do então candidato Joaquim Neto com o Partido Verde e a definição do nome da professora Iraci Gama como companheira do demista deram credibilidade à chapa e ampliaram as chances de vitória.

Mas votos na urna, no dia 2 de outubro, o PV garantiu sufrágios apenas daquelas pessoas vinculadas à sigla e de amigos do ex-prefeito Chico Reis, da professora Iraci Gama, de José Gomes, atual diretor-geral do SAAE, e de outros filiados menos votados.

A eleição para a Câmara de Vereadores demonstrou o tamanho do PV de Alagoinhas.

José Gomes, candidato preferencial da legenda, não obteve êxito eleitoral e ficou bem distante da tão sonhada cadeira no parlamento municipal.

O grupo Chico Reis é ruim de voto. Mas mesmo assim quer 70 cargos de confiança.

Foto: Chico Reis (esq.) e José Gomes (dir.)

 

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo