Bahia mantém média de investimentos na área de Saúde em 2013

JORGE SOLLA 1
O Relatório de Gestão da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), relativo ao primeiro quadrimestre de 2013, mostra que, entre os meses de janeiro e abril, foram aplicados recursos de R$ 1,055 bilhão na área. Apresentado pelo secretário da Saúde do Estado, Jorge Solla, durante a 14ª Reunião Extraordinária do Conselho de Saúde da Bahia (CES), realizada na Assembleia Legislativa da Bahia na terça-feira (20), o balanço destaca investimentos na ampliação do acesso à saúde, construção de novos hospitais, qualificação profissional, dentre outras ações voltadas para a melhoria dos atendimentos prestados à população.
Nos últimos seis anos, o total de recursos financeiros destinados à Saúde no estado ultrapassa os R$ 18 bilhões. Segundo Solla, os números demonstram que a Bahia mantém a média de investimentos registrados nos balanços anteriores. Por lei, os estados devem destinar à Saúde 12% dos recursos próprios provenientes de impostos. “Apesar de todas as dificuldades de arrecadação, 2013 é mais um ano em que a Bahia vai cumprir a aplicação de recursos na área saúde superior ao mínimo estabelecido e isso é fundamental porque a rede cresceu, se expandiu”.
Até o fim do ano a rede estadual alcançará mil postos de saúde. Desde 2007, foram inaugurados 1.300 novos leitos hospitalares com cinco novos hospitais entregues. A rede pública contará também com novas unidades. Prevista para o primeiro semestre de 2014, a inauguração do Hospital Geral do Estado (HGE 2) será a primeira ampliação da unidade em 20 anos.
Fonte: Secom  – Secretaria de Comunicação Social – Governo da Bahia – Foto: Raul Golinelli/GOVBA

 

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo