Caio Castro confirma saída da direção geral do SAAE

CAIO CASTRO 1

Em contato na manhã deste domingo com o editor do Alagoinhas Hoje, o administrador de empresas Caio Castro (foto), diretor geral do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), confirmou a saída da autarquia e do governo Paulo Cezar. 

Desde o início do segundo semestre circulavam boatos sobre o interesse de Caio Castro deixar a direção geral do SAAE. Ele nunca validou o conteúdo dos boatos, mas também não os desmentiu. Agora, a decisão está tomada. Euler Fonseca, diretor administrativo da empresa, deverá assumir a gestão da autarquia.

Oriundo da inciativa privada, Caio Castro assumiu diversos cargos nas duas administrações do prefeito Paulo Cezar (2009/2016): secretário de Planejamento, Controlador Geral do Município, secretário de Educação e diretor geral do SAAE, função que ocupava desde agosto do ano passado.

Caio negou a existência de conversações para que participe do governo de Joaquim Neto.

Gestão

Para ele, a gestão do SAAE é complexa e exigiu muito de sua equipe, que procurou alternativas visando estabelecer o equilíbrio financeiro da empresa. “Aumentamos em 15% a arrecadação e conseguimos atingir 2 milhões por mês, valor ainda insuficiente para fazer face às demandas”, afirmou, acrescentando “que as despesas mensais, em torno de 65% das receitas, comprometem a capacidade de investimento”.

Caio Castro defendeu o aumento da tarifa e disse que a solicitação já foi apresentada ao prefeito Paulo Cezar. “Além de cortar custos, eliminar desperdícios e racionalizar gastos, a empresa precisa da adequação tarifária com objetivo de ter fôlego para se manter viva”, pontuou. 

Ao avaliar sua passagem pela empresa, Castro disse que alguns avanços foram obtidos. A aquisição de quatro mil hidrômetros, a instalação de um posto de atendimento do SAAE em área mais central da cidade, a substituição da rede de amianto do Silva Jardim, a recuperação da rede da localidade da Conceição, destruída pela obra de asfaltamento da estrada. 

Para ele, a empresa tem alternativas viáveis para sua sobrevivência e em dois anos, se as medidas necessárias forem tomadas, o SAAE poderá reverter a situação de penúria em que vive. “São medidas duras, essenciais e impactantes que precisam mexer com o funcionalismo do SAAE e as vantagens obtidas ao longo dos anos, hoje incompatíveis com o momento financeiro”, salientou, observando “que o quadro técnico da autarquia tem qualidade, experiencia e capacidade”.

Segundo Caio Castro, a Prefeitura de Alagoinhas precisa colaborar mais com a empresa, injetando recursos e participando financeiramente da gestão do SAAE. “Infelizmente, por conta da queda da receita, os acordos verbais formalizados com a Secretaria Municipal da Fazenda na época em que assumi a direção geral não foram cumpridos”, revelou.  

O débito com a Coelba, hoje em R$4,5 milhões, de acordo com Caio Castro, está em fase final de negociação e tudo indica que finalmente haverá acordo viável. A ideia é parcelar em 36 meses o montante devido, com a Prefeitura de Alagoinhas assumindo o pagamento das parcelas. 

Experiência 

Na conversa com o editor do Alagoinhas Hoje, Caio Castro ressaltou que a experiência na gestão pública municipal foi enriquecedora e somou muito para sua trajetória profissional. “Vim da iniciativa privada, passei por instituições de ensino superior na condição de professor e tive oportunidades de desempenhar diversas funções nos dois governos do prefeito Paulo Cezar, a quem agradeço pela confiança”, enfatizou. 

Caio admitiu que existem convites para que ele assuma funções importantes em futuras gestões municipais, mas mais uma vez negou que possa retornar à Prefeitura de Alagoinhas. 

O novo diretor geral do SAAE deve assumir no decorrer desta semana. 

 

 

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo