Para Janot, Lula tenta tumultuar investigações

janot-pgr

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, afirmou que o ex-presidente Lula tenta tumultuar as investigações sobre sua suposta participação no esquema na Petrobrás. A crítica consta de parecer enviado ao Supremo Tribunal Federal na última sexta-feira (16), no qual contesta argumentos da defesa do petista para suspender inquéritos que tramitam na 13ª Vara de Curitiba, sob responsabilidade do juiz Sérgio Moro, e na 10ª Vara Federal de Brasília.

Janot endossa o ministro Teori Zavascki, relator da Lava Jato no STF, de que Lula tem apresentado “tentativas” para “embaraçar as apurações”. A afirmação de Teori foi feita no dia 6. Porém, ele disse ter usado termo inadequado e determinou que “embaraçar as apurações” fosse retirado do texto original.

A defesa do ex-presidente alega que os inquéritos em Curitiba e no DF devem ser “sobrestados”, já que os mesmos fatos em apuração são objeto do inquérito que verifica a participação de Lula e outros políticos em “organização criminosa”. Para a defesa, Moro “usurpa” competência da Corte.

Em nota divulgada neste sábado (17), a defesa do petista disse que trabalha “com a observância de todos os preceitos legais e éticos”.

Fonte: Estadão

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo