Sistema criado por alunos economiza energia elétrica

sistema1

Já pensou em pro­gramar um tempo de­ter­mi­nado para uma lâm­pada ou ven­ti­lador per­ma­ne­cerem li­gados e, com isso, eco­no­mizar energia elé­trica? Esta ideia foi de­sen­vol­vida por três es­tu­dantes do curso téc­nico em In­for­má­tica do Centro Ter­ri­to­rial de Edu­cação Pro­fis­si­onal da Bacia do Rio Cor­rente (Cetep), lo­ca­li­zado em Santa Maria da Vi­tória (885 km de Sal­vador). O pro­jeto Sis­tema de In­ter­rupção para Lâm­padas e Ven­ti­la­dores foi se­le­ci­o­nado para par­ti­cipar da Feira Nor­des­tina de Ci­ência e Tec­no­logia (Fe­necit), que acon­te­cerá entre os dias 27/09 e 01/10, em Re­cife – PE.

De acordo com o pro­fessor de In­for­má­tica, Thiago Santos Souza, a ideia do pro­jeto partiu dos pró­prios es­tu­dantes, ao re­fle­tirem sobre os gastos de energia elé­trica com lâm­padas e ven­ti­la­dores li­gados nos mo­mentos em que as salas de aula estão de­so­cu­padas, a exemplo dos in­ter­valos de fun­ci­o­na­mento entre cada turno. “A partir dos mé­todos apli­cados nas dis­ci­plinas do curso, eles bus­caram uma so­lução ino­va­dora através da cons­trução de um pro­tó­tipo e que será com­par­ti­lhado com ou­tros es­tu­dantes du­rante a Fe­necit”, diz o edu­cador.

Lucas Gean Rocha, 16 anos, conta que está ani­mado para apre­sentar o pro­jeto que ajudou a de­sen­volver jun­ta­mente com os co­legas Enzo Matos e José Carlos da Silva. “O pro­tó­tipo do sis­tema foi ins­ta­lado em uma ma­quete e conta com um tem­po­ri­zador, onde pro­gra­mamos as horas e mi­nutos que as lâm­padas e ven­ti­la­dores ficam li­gados”, ex­plica o es­tu­dante.

O es­tu­dante José Carlos da Silva, 16, também está se pre­pa­rando para par­ti­cipar da feira. “É uma opor­tu­ni­dade muito in­te­res­sante, porque vamos mos­trar nosso tra­balho em outro Es­tado e que vai nos ajudar a pensar em novas idéias”, afirma.

A Fe­necit

A Feira Nor­des­tina de Ci­ência e Tec­no­logia (Fe­necit) visa des­pertar nos es­tu­dantes o in­te­resse pela pro­dução e saber ci­en­tí­fico, através da cons­trução de pro­jetos de pes­quisas de­sen­vol­vidos no co­ti­diano es­colar. A edição deste ano será re­a­li­zada no Centro Uni­ver­si­tário Mau­rício de Nassau (Uni­nassau), na ci­dade de Re­cife, em Per­nam­buco.

Fonte: Ascom SEC

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo