Câmara confirma eleição da presidência para a próxima 5ª

câmara federal

O presidente em exercício da Câmara dos Deputados, Waldir Maranhão (PP-MA), bateu o pé e confirmou nesta sexta-feira que a eleição do novo presidente da Casa ocorrerá na próxima quinta-feira, e não na terça, como queriam líderes partidários.

Maranhão já havia definido a data da eleição na última quinta-feira, após a renúncia e Eduardo Cunha (PMDB-RJ), mas a maioria dos líderes partidários, em reunião no fim do dia, acertaram que a disputa pelo comando da Câmara ocorreria na próxima terça.

A decisão dos líderes foi encarada pela oposição e até mesmo por alguns integrantes da base do governo interino de Michel Temer como uma manobra para ajudar Cunha, já que também está prevista para a terça-feira uma sessão na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa para a análise de um recurso do deputado contra processo de cassação de que é alvo.

Uma eleição para a presidência da Câmara no mesmo dia e horário forçaria a comissão a interromper seus trabalhos, atrasando ainda mais a análise do recurso de Cunha.

Poderia inclusive delongar o caso de tal forma que a cassação do deputado só chegasse ao plenário da Câmara na gestão do novo presidente. Muitos dos pré-candidatos ao posto, aliás, são aliados de Cunha.

Os deputados Fausto Pinato (PP-SP), Carlos Henrique Gaguim (PTN-TO) e Carlos Manato (SD-ES) foram os primeiros a registrar candidaturas, que podem ser apresentadas até o meio-dia da data da eleição. Além de confirmar a eleição para quinta, Maranhão também exonerou o secretário-geral da Mesa Diretora Câmara, Silvio Avelino, que havia participado da reunião de líderes na tarde da quinta-feira.

Segundo assessoria da presidência, essa é uma prerrogativa de Maranhão.

Fonte: Reuters

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo