Prefeitura de Entre Rios capacita professores

ASCOM ENTRE RIOS 1

Desde março, durante um sábado no mês, a Escola Municipal Luís Eduardo recebe professores para capacitação em linguagens por intermédio do programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC).  Estão sendo capacitados 136 professores.

O PNAIC é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios para assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. Com este objetivo, ele oferta formação para os professores, formadores e coordenadores, que recebem uma bolsa de estudo do governo federal para auxiliar nos estudos.

O programa oferece ainda material didático para o estudo do professor e material didático que vai direto para a escola, direcionado ao professor e ao aluno por turma. Em 2014, a capacitação será em matemática.

Os seis formadores e a coordenadora municipal de Entre Rios passaram pela capacitação em Alagoinhas para, posteriormente, formar os professores. Um dos critérios para participar é que os professores estejam em sala de aula do 1º ao 3º ano do ensino fundamental. O professor que migrar para o fundamental II  é desligado do programa porque não tem como aplicar o que está aprendendo na capacitação em uma turma em que a clientela é outra.

As ações do pacto apoiam-se em quatro eixos de atuação: formação continuada presencial para os professores alfabetizadores e seus orientadores de estudo; materiais didáticos, obras literárias, obras de apoio pedagógico, jogos e tecnologias educacionais; avaliações sistemáticas; gestão, mobilização e controle social.

Para a coordenadora municipal, Daniela Gomes da Silva Nepomuceno, o PNAIC é um programa muito rico: “Estou muito satisfeita em participar, pois acredito em sua filosofia, que objetiva alfabetizar as crianças até oito anos de idade, e também creio nos propósitos da Secretaria Municipal de Educação, nos orientadores de estudos e professores, pois todos se empenham bastante para que o município tenha uma educação de qualidade,” destaca.

A professora Genilda Batista de Andrade dos Santos está gostando muito do curso: “É um grande aprendizado, é muito bom ter essa chance de poder estar me aperfeiçoando e passar o melhor aos nossos educandos”, afirma.

ASCOM ENTRE RIOS 2

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Entre Rios – Fotos: Divulgação

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo