Alagoinhas: Irmã de ex-subsecretária de Assistência Social é proprietária de imóvel do Minha Casa Minha Vida – Exclusiva

NULCE 1

Simone de Jesus Silva, irmã de Selma de Jesus Silva, ex-subsecretária de Assistência Social da Prefeitura de Alagoinhas, tem imóvel do Minha Casa Minha Vida (MCMV) no Residencial Nulce Pereira Gonçalves, situado na Rua do Catu. Os apartamentos foram entregues em 2011. 

Selma foi uma das principais coordenadoras do programa federal Minha Casa Minha Vida no município durante os dois mandatos do prefeito Paulo Cezar. 

O Alagoinhas Hoje teve acesso a documento (ver abaixo) que comprova a propriedade do imóvel. Uma fonte, sob condição de anonimato, informou que o apartamento estaria cedido a uma filha de Simone de Jesus. Caso a informação seja confirmada, ficaria evidente que Simone tem onde morar e um dos pré-requisitos do Minha Casa Minha Vida teria sido descumprido pela ex-subsecretária de Assistência Social.

NULCE 3

A prioridade do MCMV é para quem não possui residência própria. 

Simone de Jesus Silva foi funcionária da Fácil Serviços, prestadora de serviço à Prefeitura de Alagoinhas, e ingressou na 1ª Vara do Trabalho de Alagoinhas contra a empresa.

Em 2015, de acordo com pesquisa do Alagoinhas Hoje, Simone de Jesus Silva recebeu R$1.689,00 do Programa Bolsa Família, que é coordenado em nível municipal pela Secretaria de Assistência Social (SEMAS).

Simone de Jesus Silva atua na função de cozinheira na SEMAS. 

Subsecretário

O atual subsecretário de Assistência Social, Rogério Alves, funcionário concursado da Prefeitura de Alagoinhas na função de motorista, também ocuparia imóvel no Residencial Nulce Pereira Gonçalves.

Nos dois governos cezistas, Alves ascendeu no organograma da secretaria: foi coordenador de Habitação, portanto, lidou diretamente com as questões do Minha Casa Minha Vida em Alagoinhas e depois assumiu a diretoria de Assistência Social.

Não se sabe se o imóvel está registrado em seu nome, mas duas fontes informaram que ele mora no Nulce Pereira Gonçalves. “Pode perguntar a todo mundo lá que a resposta será afirmativa”, disse uma das fontes do Alagoinhas Hoje. 

Vereadores

Procurado pela reportagem do Alagoinhas Hoje, o vereador Gilson Guimarães (PROS), líder do governo no parlamento municipal, optou por não fazer comentário a respeito do assunto. “Não tenho informações sobre esta questão e prefiro não comentar”, declarou. 

O vereador Radiovaldo Costa (Rede), crítico ferrenho dos critérios de distribuição de unidades habitacionais do Minha Casa Minha Vida em Alagoinhas, afirmou desconhecer as informações. Entretanto, ele salientou que a comprovação da matéria do Alagoinhas Hoje indicaria direcionamento na definição dos contemplados. “Possivelmente, a irmã da ex-subsecretária até se enquadre nos critérios do programa, mas milhares de pessoas que comprovaram a real necessidade de moradia foram relegados pelo governo municipal e estão morando de favor, sem as mínimas condições de habitabilidade”, disse Costa. 

Para ele, a situação se tornará ainda mais grave se o imóvel estiver cedido a um parente de primeiro grau de Simone de Jesus Silva. “Estaria, neste caso, configurada uma fraude e o descumprimento de um importante critério do programa, que é a utilização do imóvel para moradia e não cessão a parentes ou conhecidos”, argumentou o vereador.

Finalizando, Costa cobrou explicações do governo municipal que justifiquem a contemplação e a necessidade de moradia da irmã da ex-subsecretária de Assistência Social com imóvel do programa Minha Casa Minha Vida. 

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo