Anac abre consulta pública para cessão de aeroporto de Salvador

aeroporto

Usuários do Aeroporto Internacional Luis Eduardo Magalhães têm até as 18h de 20 de junho para se manifestarem no processo de concessão do terminal à iniciativa privada. As opiniões devem ser escritas no site da Agência Nacional da Aviação Civil (Anac), que abriu ontem a etapa de consulta pública sobre a cessão de quatro aeroportos – além de Salvador, os de Florianópolis, Porto Alegre e Fortaleza.

Quem preferir, pode contribuir pessoalmente na audiência pública agendada pela Anac para 20 de maio, no próprio aeroporto de Salvador. As inscrições para a audiência têm de ser feitas até o dia 13 no site da Agência, onde estão disponibilizados documentos e estudos utilizados que embasaram as regras das concessões.

Para o aeroporto de Salvador, a Secretaria da Aviação Civil prevê investimentos de R$ 2,2 bilhões (incluindo a construção da segunda pista) e outorga mínima de R$ 1,49 bilhão. Vence a empresa que, assumindo os investimentos, apresente a maior outorga. Nas primeiras concessões, em 2012, a forte concorrência resultou em ágios agressivos. O aeroporto de Brasília, por exemplo, fechou com um preço 673% superior ao piso.

Para representantes do trade turístico da capital baiana, o vencedor terá de investir no conforto dos usuários. “A concessionária terá que melhorar o check-in e a circulação, aumentar o número de esteiras e melhorar toda aquela parte internacional, que hoje é um caos”, falou Paulo Gaudenzi, presidente do Salvador Destination. José Alves, da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav-BA), reconheceu que a pista de voo ainda é limitada, e disse que “os banheiros precisam de manutenção”.

Fonte: Correio 24h

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo