Especialistas da polícia japonesa trocam informações com comandantes de BCS

pm e japoneses

Especialistas da polícia japonesa estiveram nesta quinta-feira (7), no auditório do Quartel do Comando Geral da PM, nos Aflitos. Eles realizaram uma apresentação do modelo Koban e trocaram informações com os comandantes de CIPM´s e Bases Comunitárias de Segurança (BCS).

Durante o encontro, o Diretor do Departamento de Polícia Comunitária e Direitos Humanos , coronel PM Tosta, que no ato representou o comandante geral da PM, coronel Anselmo Brandão falou sobre a parceria entre a Polícia do Japão e a PMBA. “O modelo Koban foi adaptado para a nossa realidade e tenho certeza de que a comunidade será a maior beneficiária por essa parceria”, disse.

O perito policial de longo prazo Koichi Maruyama, que terá a função de avaliar como o policiamento comunitário está sendo realizado nas comunidades, os seus impactos e o que poderá ser aprimorado, falou sobre a experiência vivenciada por ele na implantação do sistema Koban no Japão. Em seguida o inspetor chefe de educação e treinamento da polícia do Japão, Katsushige Higashi, que estava acompanhado do representante da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica), Masaki Liyama, falou sobre as visitas técnicas que já realizou nas BCS´s de Salvador.

“Fiquei muito contente com o que vi nas Bases Comunitárias. Todos policiais que encontrei me pareceram muito entusiasmados, observei que eles estavam realmente pensando na população local. Percebi ainda que a comunidade confia nos policiais. Estou na expectativa para as próximas visitas”, enfatizou.

Ao final do evento os presentes puderam realizar perguntas e sanar dúvidas sobre o modelo Koban e as experiências dos japoneses.

Cooperação técnica

A comitiva fica na Bahia durante todo o mês de abril e no cronograma constam também atividades nas Bases Comunitárias de Segurança.

A visita faz parte do acordo de cooperação técnica entre a Secretaria Nacional de Segurança Pública e a Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica). Com isso, a Senasp visa multiplicar os conhecimentos do policiamento comunitário no Brasil, com capacitações e visitas técnicas, em que os agentes de segurança pública brasileiros poderão receber orientações de especialista, auxiliando na difusão da filosofia preventiva de Polícia Comunitária.

Fonte: PM Bahia

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo