Os Jogos Estudantis da Rede Pública (Jerp) começam em abril

esporte escolar
Co­meçam em abril os Jogos Es­tu­dantis da Rede Pú­blica (Jerp), re­a­li­zado pela Se­cre­taria da Edu­cação do Es­tado da Bahia. A no­vi­dade, este ano, é a uni­fi­cação do ca­len­dário do Jerp com o dos Jogos Es­co­lares da Ju­ven­tude (JEJ), pro­jeto na­ci­onal do Mi­nis­tério da Edu­cação (MEC). “Com isso, os alunos da rede es­ta­dual irão dis­putar a etapa na­ci­onal do JEJ, jun­ta­mente com os alunos da rede par­ti­cular, no se­gundo se­mestre”, co­me­mora José Fer­nandes Lima, co­or­de­nador de Edu­cação Fí­sica e Es­porte Es­colar da Se­cre­taria da Edu­cação do Es­tado.
A uni­fi­cação dos ca­len­dá­rios es­por­tivos para os es­tu­dantes está na pauta das dis­cus­sões do 1º En­contro de Ar­ti­cu­la­dores do Jerp 2016, que acon­tece no Ins­ti­tuto Anísio Tei­xeira (IAT) até sexta-feira (01/04), com a par­ti­ci­pação de re­pre­sen­tantes dos 27 Nú­cleos Re­gi­o­nais de Edu­cação (NRE). O evento visa ca­pa­citar e ori­entar os ar­ti­cu­la­dores do Jerp sobre a or­ga­ni­zação dos jogos nas es­colas. A mo­bi­li­zação nos co­lé­gios es­ta­duais, aliás, está a todo vapor. No NRE 01 (Irecê), o ar­ti­cu­lador Claudio dos Santos contou que a adesão é de 100%, com a par­ti­ci­pação dos 30 co­lé­gios da ci­dade. “O Jerp fo­menta o es­porte es­colar vi­sando a for­mação com­pleta do es­tu­dante, es­ti­mu­lando-o ao res­peito às re­gras, à dis­ci­plina, à in­te­gração entre os alunos e ao es­pí­rito co­le­tivo”.
O es­porte faz parte do cur­rí­culo es­colar. “Todas as ati­vi­dades li­gadas à cul­tura cor­poral têm que estar, cada vez mais, in­se­ridas nos cur­rí­culos, con­si­de­rando as es­pe­ci­fi­ci­dades re­gi­o­nais e as ne­ces­si­dades de cada es­tu­dante”, afirma a di­re­tora de Cur­rí­culo e Ino­va­ções Pe­da­gó­gicas da Se­cre­taria da Edu­cação da Bahia, Val­di­rene Oli­veira Souza. A ar­ti­cu­la­dora do NRE 26 (Sal­vador), Adriana Silva, re­força: “Es­tamos tro­cando as nossas ex­pe­ri­ên­cias em re­lação aos Jogos Es­tu­dantis da Rede Pú­blica para que o pro­jeto, cada vez mais, opor­tu­nize o co­nhe­ci­mento da cul­tura cor­poral nas mais va­ri­adas mo­da­li­dades es­por­tivas”.
Jerp – Os Jogos Es­tu­dantis da Rede Pú­blica (Jerp), pro­jeto de­sen­vol­vido pela Se­cre­taria da Edu­cação do Es­tado da Bahia, por meio dos 27 Nú­cleos Re­gi­o­nais de Edu­cação, tem o ob­je­tivo de for­ta­lecer a cul­tura cor­poral e as prá­ticas es­por­tivas no cur­rí­culo da Edu­cação Bá­sica, tendo como prin­cí­pios a di­ver­si­dade, a ética, a in­te­gração, a so­ci­a­li­zação, a in­clusão, a par­ti­ci­pação, a co­o­pe­ração, o re­gi­o­na­lismo e a eman­ci­pação. Em 2015, par­ti­ci­param do Jerp 358 mu­ni­cí­pios, 894 es­colas da rede pú­blica e 125.184 es­tu­dantes, além de 3.419 pro­fes­sores en­vol­vidos. Para este ano, a ex­pec­ta­tiva, se­gundo José Fer­nandes, é que par­ti­cipem 150 mil alunos da rede es­ta­dual.
Fonte: SEC Bahia

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo