PF deve indiciar João Santana nesta quarta na Operação Acarajé

joão santana

A deflagração da Operação Xepa – 26ª fase da Lava Jato – nesta terça-feira, 22, acontece um dia antes da Polícia Federal indiciar o marqueteiro do PT João Santana, que está preso em Curitiba, junto com a mulher e sócia, Mônica Moura, por lavagem de dinheiro, corrupção e pelo envolvimento no esquema de cartel e propinas na Petrobrás.

Investigados pelo recebimento de pelo menos US$ 7,5 milhões do esquema de corrupção descoberto na Petrobrás – controlado por PT, PMDB e PP -, o casal de marqueteiros do PT está preso cautelarmente desde 23 de fevereiro, alvo da Operação Acarajés, 23ª fase da Lava Jato.

Com o relatório de indiciamento da PF, o Ministério Público Federal denuncia formalmente Santana e Mônica na próxima semana, ao juiz federal Sérgio Moro.

A operação deflagrada nesta terça-feira, 22, é um desdobramento da primeira fase que mirava João Santana e os pagamentos feitos em conta secreta do casal na Suíça pela Odebrecht – empreiteira do cartel que atuava na Petrobrás – e pelo operador de propinas Zwi Skornicki. São 110 mandatos, com 11 prisões temporárias e 4 de preventiva e 28 conduções coercitivas.

Ao todo, 380 policiais cumprem os mandatos do juiz federal Sérgio Moro, em oito estados e Distrito Federal. A 26ª fase mira os pagamentos paralelos da Odebrecht, com recebimentos pelo marqueteiro do PT e outros. “A partir da análise de e-mails e planilhas apreendidas, apurou-se que pelo menos 14 executivos de outros setores do Grupo Odebrecht, que demandavam ‘pagamentos paralelos’, encaminhavam aos funcionários as diversas solicitações de pagamentos ilícitos, de forma que a contabilidade paralela e a entrega dos valores espúrios ficassem centralizados nesta estrutura específica”, informou a força-tarefa da Lava Jato.

Fonte: tb

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo