Obama homenageia herói da independência de Cuba

obama6

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, realizou nesta segunda-feira a protocolar cerimônia de homenagem ao herói nacional cubano e herói independentista José Martí, na emblemática Praça da Revolução de Havana.

Antes de uma guarda de honra depositar a coroa de flores aos pés da escultura de mármore, a bandeira dos Estados Unidos foi hasteada e seu hino ouvido na Praça da Revolução, onde Obama estava com a icônica efígie do revolucionário Ernesto Che Guevara ao fundo.

Após a cerimônia, Obama fugiu do protocolo para pedir à sua equipe que tirasse uma foto dele com o busto de Che atrás, algo pouco habitual nesse ato solene, em que estava acompanhado do vice-presidente do Conselho de Estado cubano, Salvador Valdés Mesa.

A coroa de flores oferecida por Obama para Martí tinha rosas brancas, azuis e vermelhas, as cores das bandeiras dos dois países, com uma fita em que se podia ler, em inglês: “Do povo dos Estados Unidos”.

Obama se tornou assim o primeiro líder americano no cargo a pisar nessa praça, cenário de inumeráveis e longos discursos do líder cubano Fidel Castro contra o imperialismo.

Após a breve cerimônia, o presidente visitou o interior do memorial José Martí (1853-1895), figura chave da independência de Cuba e inspirador intelectual da Revolução, que viveu a maior parte de sua vida nos Estados Unidos.

Foi dos EUA que Martí arrecadou dinheiro e organizou a segunda guerra independentista da ilha contra a Espanha (1895-1898), que culminou com a intervenção dos Estados Unidos na ilha.

Depois do percurso pelo memorial, Obama foi para o Palácio da Revolução, onde será recebido pelo presidente de Cuba, Raúl Castro.

Fonte: EXAME

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo