Quando Alagoinhas e região terão uma universidade federal?

Nas discussões sobre a criação da Universidade Federal do Recôncavo, a velha Câmara de Vereadores abrigou evento que tratou da possibilidade de Alagoinhas ser uma espécie de sub sede da UFRB.

O professor Naomar Almeida Filho, então reitor da Universidade Federal da Bahia, coordenou o debate.

O editor do site participou da reunião no exíguo espaço da Câmara de Vereadores, que ainda funcionava no prédio da Prefeitura.

 

Tentativa completamente malograda, apesar dos esforços e empenho de muitos, incluindo a professora Iraci Gama, sempre na vanguarda dos movimentos educacionais e culturais de nossa cidade.

Alagoinhas perdeu, mas a Bahia ganhou uma nova universidade.

De lá para cá, o déficit histórico de unidades federais de ensino superior no estado começou a ser superado, fato que deve ser atribuído aos governos petistas e ao empenho dos representantes da Bahia na Câmara Federal e  Senado da República.

Se a Bahia ganha, todos nós ganhamos.

Mas neste campo Alagoinhas e região estão completamente esquecidas, como se não comportassem uma unidade federal de ensino superior.

O site postou matéria da assessoria do deputado federal Afonso Florence (PT) que registra a possibilidade de criação da Universidade Federal da Chapa Diamantina para atender a 24 municípios com população total estimada em  aproximadamente 370 mil habitantes.

A nossa região certamente conta com uma população mais numerosa e por sua importância econômica e social já deveria fazer parte das discussões em nível federal visando tornar realidade a implantação de uma UF  com sede em Alagoinhas e área de influência nas cidades inseridas no Território de Identidade 18.

O Extremo Sul da Bahia já garantiu a implantação da Universidade Federal do Sul da Bahia (Ufesba).

A cidade de Barreiras possivelmente terá uma unidade federal de ensino superior.

A Chapada Diamantina, com a aprovação do projeto do deputado Florence na  Comissão do Trabalho, Administração e Serviço Público da Câmara Federal no dia de hoje, terá no futuro uma universidade.

Quando Alagoinhas e região terão uma universidade federal?

As forças empresariais, políticas e sociais de Alagoinhas e região deveriam cobrar este compromisso dos candidatos a governador do estado, dos candidatos à única cadeira de senador que será disputada em 2014 e dos candidatos à Câmara Federal que pretendem contar com os votos dos eleitores daqui.

 

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo