Alagoinhas: PT faz consulta interna, mas resultado será conhecido apenas no dia 25

ESTRELA DO PT

Neste domingo, o Partido dos Trabalhadores realizou consulta eleitoral interna para saber a preferência dos filiados entre os vereadores Luciano Sérgio e Radiovaldo Costa.

A votação é um dos critérios para definição do candidato do partido à Prefeitura de Alagoinhas. Entre 150 e 200 pessoas devem ter votado. 

A direção da sigla, em acordo com os dois vereadores, definiu que a urna só será aberta no próximo domingo (25), quando o diretório municipal, composto por 35 pessoas, se reunirá para decidir o nome do partido que disputará o Executivo em outubro de 2016.

Os critérios para definição do nome petista não estão claros e não se sabe os pesos que a consulta interna de hoje, os resultados de pesquisas, inclusive uma realizada pelo partido, e a votação do diretório terão na escolha do candidato da sigla.

A expectativa é que Luciano Sérgio vença Radiovaldo Costa com larga margem de votos. Algumas fontes sugerem que a consulta interna deverá ter placares favoráveis de 60 x 40 e mesmo 70 x 30 para Luciano Sérgio.

No diretório municipal, segundo uma fonte do Alagoinhas Hoje, a correlação de forças também é amplamente favorável a Luciano Sérgio. O grupo de Radiovaldo teria apenas 30% dos votos.

A consulta de hoje, de acordo com outra fonte, teve ares de campanha eleitoral: ligações telefônicas, convocações explícitas, pressões de variadas matizes e transporte de filiados.

O grupo de Radiovaldo Costa optou por não mobilizar seus correligionários. 

A provável vitória de Luciano Sérgio criará grande impasse interno: eleito pela maioria dos filiados, ele não pontuou bem nas pesquisas em todos os cenários nos quais seu nome foi inserido; derrotado internamente, Radiovaldo Costa obteve bons índices em várias pesquisas, muito acima de seu companheiro de partido. 

Os correligionários de Luciano exigirão a primazia da eleição interna. Os filiados que desejam ver Radiovaldo escolhido defenderão que as pesquisas sejam levadas em consideração com maior peso. 

Qual será a decisão salomônica? Estaria aí a chance de surgir um tertius?

Gaudens Tertius (em português: o terceiro se beneficia) refere-se a uma situação em que uma terceira parte tira proveito de um conflito entre outros dois. (Fonte: Wikipédia)

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo