Comércio funcionará normal em Alagoinhas nesta segunda

Todos os anos, no dia 30 de outubro, é comemorado o Dia do Comerciário. Contudo, em Alagoinhas, o feriado é antecipado e celebrado na segunda-feira de Carnaval. Nesta segunda, 19, enquanto o comércio será fechado em Salvador e em outros lugares do Brasil, no município ele funcionará normalmente.

Saiba mais sobre o Dia do Comerciário

Histórias recontam que em 1932, no dia 29 de outubro, às 10 horas da manhã, no Rio de Janeiro, um grupo de caixeiros (como eram conhecidos os comerciantes na época) das ruas Carioca, Gonçalves Dias, Largo de São Francisco, Rua do Ouvidor e adjacências aglomerou-se no Largo da Carioca.

O volume de gente foi aumentando com a chegada de outros grupos como dos ferroviários da Central do Brasil, integrantes da empresa Ligth, bancários, professores e jornalistas, para marchar em direção ao Palácio do Catete, sede do Governo Federal.

Getúlio Vargas, então presidente do Brasil, recebeu os manifestantes na sacada do Palácio e assinou o Decreto Lei nº 4.042, publicado no Diário Oficial da União de 30 de outubro de 1932, regulamentando a jornada de trabalho, reduzindo a carga horária de 12 para 8 horas diárias.
A luta ficou conhecida como Dia do Comerciário e as conquistas da classe foram estendidas a todos os trabalhadores brasileiros que passaram também a ter suas jornadas de trabalho regulamentadas nos mesmo moldes.

Fonte: SECOM Alagoinhas/Foto: Amilton André 

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo