Especialista em investimento diz que o País está sofrendo ataque especulativo

Americano radicado no Rio, James Gulbrandsen, diretor da NCH Capital, avalia que a precificação dos ativos brasileiros está deslocada da realidade e defende que BC faça choque de juros para enviar mensagem a investidores que apostam contra o país.

O presidente do BC mencionou a possibilidade de usar reservas internacionais para conter a alta do dólar. Essa seria uma saída?
Se eu fosse o Tombini, aumentaria a taxa de juros em três pontos percentuais, para 17,25%, de uma só tacada. Seria um movimento temporário que enviaria uma mensagem aos fundos de hedge globais que estão promovendo um ataque especulativo contra o Brasil. Esses caras são tubarões que farejam sangue na água e estão se aproveitando demais do BC e da paralisia do governo para criar o caos. O aumento repentino dos juros iria atrair um enorme volume de capital, elevando o preço dos ativos brasileiros e o real, provocando grandes perdas a esses fundos que apostam contra o Brasil. Seria uma balde de água fria sobre eles.

Então o real está mesmo sob ataque especulativo?
Totalmente! Sem a menor sombra de dúvida se trata de um ataque especulativo. O Brasil está, hoje, sob ataque dos grandes fundos de hedge globais. Hoje vi um número alarmante que prova isso. É sobre o comportamento do iShares MSCI Brazil Capped, um fundo do tipo ETF(Exchance Traded Funds, negociado em Bolsa) que acompanha ações brasileiras e é negociado em Nova York. O fundo é o maior a acompanhar os papéis brasileiros. Esse fundo tem cerca de 84 milhões de ações emitidas, e 59 milhões, ou 70%, estão short (jargão de mercado para vendas a descoberto). É um nível que eu jamais vi.

O que isso significa?
Isso significa que os fundos de hedge venderam ações que não possuem, papéis que alugaram com o objetivo de vendê-los, apostando na queda de sua cotação. Quando o valor do papel cai, esses fundos os compram a preço de mercado e devolvem para quem alugou. Assim, eles ganham com a diferença. Por um acaso, estou, hoje, em Nova York e a toda hora passa no canal de economia da TV, a CNBC, alguém falando que o melhor short que tem no mundo hoje são a moeda e os ativos brasileiros. A precificação dos ativos brasileiros está totalmente deslocada da realidade. Já estamos em um patamar ridículo que não faz o menor sentido.

Esses fundos são culpados pela situação atual, então?
É claro que não é simplesmente isso, a crise do país tem fundamentos. O negócio dos fundos é esse mesmo, ganhar dinheiro. Por isso o BC deveria enviar uma mensagem a eles.

Mas subir juros não seria ruim em uma economia já em recessão?
É claro que a melhor solução seria um ajuste fiscal ter sido feito lá atrás. Mas, na falta dele, a política monetária tem que compensar essa ausência para, depois, o país voltar a crescer.

Fonte: Exame

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo