Setor de Serviços recua 4,9% na Bahia em um ano, aponta IBGE

Os resultados da Pesquisa Mensal de Serviços, realizada pelo IBGE, apontaram que a receita nominal do setor que mais emprega na Bahia apresentou, em julho de 2015, decréscimo de 4,9%, na comparação com julho de 2014. O indicador acumulado em 2015 expandiu 2,3%, enquanto o acumulado em 12 meses aumentou 6,1%. As informações foram apuradas pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI).

Na comparação com julho do ano anterior, ocorreu queda nas atividades de Outros Serviços (-8,9%); Serviços de Informação e Comunicação (-5,3%); e Serviços Profissionais, Administrativos e Complementares (-1,4%).

Por outro lado, Serviços Prestados às Famílias (9,3%); e Transportes, Serviços Auxiliares aos Transportes e Correio (7,7%) apontaram expansão.  Os resultados acumulados no ano de 2015 indicam crescimento nominal de 2,3%, em relação ao mesmo período de 2014.

Nesta análise, os Serviços de Transporte, Serviços Auxiliares aos Transportes e Correio e Serviços Prestados às Famílias foram as atividades que mais impulsionaram o indicador, com variações positivas de 9,2% e 7,5%, respectivamente. Por outro lado, os Serviços de Informação e Comunicação (-3,9%); Outros Serviços (-2,9%); e Serviços Profissionais, Administrativos e Complementares (-1,4%) apontaram arrefecimentos no período.

Na comparação entre os meses de julho deste ano e de 2014, a Bahia foi o terceiro estado com maior recuo no setor, ficando atrás de Amapá,-12,4%, e do Maranhão -4,9% (mesmo índice registrado na Bahia).

Fonte: A Tarde

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo