Coelba planeja investir R$ 6,3 milhões em pesquisa

Rrecursos podem significar redução da tarifa de energia - Foto: Margarida Neide l Ag. A TARDE

Coelba vai investir R$ 6,3 milhões em projetos do programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), este ano, com o objetivo de produzir inovações e soluções tecnológicas no setor de energia.

O programa, atualmente, tem 14 projetos em andamento, seis deles desenvolvidos em cooperação com outras empresas do Grupo Neoenergia, do qual a Coelba faz parte. As áreas prioritárias para a empresa são Sustentabilidade, Segurança, Qualidade, Combate a Perdas (furto de energia) e Redes Inteligentes.

O gerente corporativo de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa, José Antonio Brito, diz que, além da melhoria na qualidade do serviço prestado ao consumidor, os investimentos em inovação também geram economia para empresa e, portanto,  redução da tarifa de energia.

Sensor inteligente

No momento, a equipe de P&D está desenvolvendo, por exemplo, um dispositivo de detecção de desvios embutidos de energia elétrica, em parceria com a Ufba e o Senai/Cimatec. “É um sensor inteligente, que contribui para que o defeito na rede dure o menor tempo possível. Temos mais de 200 espalhados”, conta Brito.

Os projetos geralmente surgem a partir de necessidades internas da empresa e são desenvolvidos em parcerias com instituições de pesquisa com experiência no assunto.

Alguns projetos ganham, ainda, parceiros industriais, que levam as invenções ao mercado. A receita obtida também ameniza o preço da tarifa de energia paga pelo consumidor.

Fonte: UOL

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo