Alagoinhas: Unidade do IF Baiano será inaugurada em março de 2016

IF 1

Atendendo convite do vereador Radiovaldo Costa (PT), o diretor executivo do Instituto Federal Baiano (IF Baiano), Denilson Sodré, o diretor do IF Catu, Osvaldo Souza, e o secretário municipal de Educação, Caio Castro, visitaram hoje pela manhã as obras da futura unidade do IF Baiano de Alagoinhas.

A previsão, de acordo com o representante da instituição educacional, é que as obras fiquem prontas em março de 2016. O investimento é de R$12 milhões e escola terá capacidade para abrigar em 38 salas de aula 1.200 alunos nos três turnos de funcionamento.

Laboratório, refeitório, auditório e quadra poliesportiva estão incluídos no projeto de construção do IF Baiano de Alagoinhas, que ficará localizado em Alagoinhas Velha, vizinho do Centro Administrativo Municipal (CAM).

Sodré também informou que a entrada principal da escola será pela rodoviária e a secundária passando em frente ao CAM.

IF 2

Outra notícia importante para a microrregião de Alagoinhas: no próximo ano, haverá concurso visando a contratação de funcionários efetivos para diversas áreas do IF Baiano de Alagoinhas. A previsão, segundo Sodré, é que a instituição tenha no auge de seu funcionamento cerca de 100 trabalhadores efetivos e um outro número, entre 150 e 200, de contratados para atender as demandas nos três turnos.

Audiência

Em novembro, na Câmara de Vereadores, será realizada audiência pública com objetivo de ouvir a comunidade do município e de segmentos sociais das cidades vizinhas sobre os cursos que deverão ser implantados em Alagoinhas.

No próximo sábado (22), acontecerá em Serrinha audiência pública com o mesmo objetivo: auscultar as comunidades do Território do Sisal acerca das expectativas a respeito dos cursos da unidade do IF Baiano. As obras do campus de Serrinha estão mais adiantadas e devem ser entregues no mês de setembro. Os futuros estudantes da escola serrinhense ingressarão no primeiro semestre de 2016.

Outra preocupação da direção do IF Baiano é implantar em Alagoinhas cursos que não choquem com a unidade de Catu, evitando o sombreamento entre as ofertas das duas instituições de ensino.

As vocações econômicas de Alagoinhas e da microrregião serão levadas em conta no processo de implantação dos cursos de ensino médio, pós médio e de pós graduação.

Barracas

Para que cronograma de construção da unidade de Alagoinhas seja cumprido, ou seja, a conclusão finalizada em março, as barracas de fogos que ainda funcionam nas proximidades da obra deverão ser retiradas até o final deste mês. Alguns barraqueiros já saíram, mas uns poucos resistem e isso tem atrapalhado o andamento da construção. Com a saída dos últimas comerciantes de fogos, a direção do IF Baiano e a construtora, que também é responsável pela edificação do IF Baiano de Serrinha, esperam dar novo fôlego às obras da escola de Alagoinhas.

IF 3

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo