Lojistas protestam por mais vagas em estacionamentos de shoppings

Os lojistas que trabalham em shopping fizeram um protesto sábado (27) em frente ao Salvador Shopping, na via que dá acesso à Federação do Comércio, às 7h30. Na segunda-feira (29), no mesmo horário, o Sindicato dos Comerciários fará nova manifestação no estacionamento do Shopping da Bahia. A categoria reclama da cobrança de estacionamento para os funcionários.

Segundo o presidente do sindicato, Jaelson Dourado, os salários dos trabalhadores, mesmo com reajuste acima da inflação, ainda é baixo, as refeições nos locais são caras e agora os funcionários ainda terão que arcar com gastos de estacionamento. “Vale lembrar que muitos trabalhadores conseguiram comprar um carro fazendo grandes sacrifícios, tudo para driblar o transporte público caótico e precário na cidade, e chegar até a empresa”, afirma. “Se é ruim para os clientes, é muito pior para os comerciários”, completa.

Jaelson diz ainda que por conta da situação, muitos trabalhadores estão deixando os carros do lado de fora dos shoppings, tendo que ir andando e se sujeitando à violência urbana. A entidade solicitou reuniões com o Sindicato dos Lojistas e associações dos lojistas dos shoppings para discutir o assunto, acionando também a Câmara de Vereadores e o Ministério Público.

Cobrança
Cada shopping tem sua política com relação ao estacionamento dos funcionários. Veja a posição dos estabelecimentos:

Shopping Piedade: No Shopping Piedade existe um estacionamento exclusivo para os lojistas. As vagas disponíveis são gratuitas em caráter rotativo, sendo permitido um veículo, de cada loja,estacionado no local. Sua utilização se dá por ordem de chegada, até que se atinja sua lotação, sendo obrigatório o cadastramento prévio dos automóveis autorizados. Não há opção de vagas para mensalistas.

Shopping da Bahia: Neste shopping, há credenciais para as lojas, ficando a critério dos lojistas distribuí-las entre os funcionários. As lojas satélites receberam uma credencial, os âncoras e mega lojas duas e cada uma tem direito a um mensalista. Segundo a assessoria, esses números foram definidos com base no estudo de mercado realizado com outros shoppings que já cobravam, além da disponibilidade de vagas nos shopping.

Salvador Norte Shopping: Lojas âncoras e mega lojas receberam 2 credenciais e 1 credencial mensalista; as lojas satélites ganharam 1 credencial e 1 credencial mensalista. Já quiosques receberam uma credencial mensalista.

Shopping Barra: Lojas âncoras, como Centuro, Americanas e C&A, receberam 3 credenciais de gratuidades e 3 carteiras de mensalistas, que paga um valor diferenciado de R$ 135. Megastore, como a Saraiva, receberam duas credenciais e duas de mensalistas. As lojas satélite receberam uma de cada.

Shopping Paralela: Sobre o estacionamento do Shopping Paralela, o estabelecimento confirmou que há uma cota de credenciais destinada aos lojistas mas não informou o número de credenciais distribuídos.

Salvador Shopping: Credenciais foram dadas para os lojistas, que distribuirão entre seus funcionários. (2) Satélites: 1 credencial e 1 credencial mensalista; (3) Quiosques: 1 credencial mensalista; o shopping informou que levou em conta um estudo feito pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) nos estabelecimentos para se guiar.

Fonte: Correio 24h

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo