Matrícula de aprovados pelo Sisu na Ufba e Uneb começa hoje

Os aprovados no Sisu para o segundo semestre nas universidades Federal da Bahia (Ufba) e do Estado da Bahia (Uneb) devem se adiantar: começam hoje as matrículas. As duas instituições resolveram antecipar a data por causa dos festejos juninos da semana que vem, justamente no período indicado, inicialmente, pelo Ministério da Educação (MEC) para a realização da matrícula.

Na Ufba, as matrículas acontecem hoje e amanhã. Em cada dia será realizada a matrícula de cursos diferentes e separada por turnos. As matrículas serão realizadas das 8h30 às 11h30 e das 14h às 17h, no Pavilhão de Aulas da Federação (PAF 1), em Ondina. Os horários de matrícula são específicos de cada curso.

Já na Uneb, os candidatos devem se matricular hoje, amanhã e na segunda-feira, nos departamentos de cada curso. Não há data  e nem horário específico para cada um dos cursos.

A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), que tem campus em São Francisco do Conde, também alterou o calendário, e a matrícula será realizada apenas amanhã, das 8h às 16h30, no próprio campus.

Já na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), a matrícula acontece amanhã, das 8h30 às 16h30. Depois, a matrícula vai ser retomada após o São João, na quinta-feira, dia 25, e na sexta, dia 26.

As demais instituições — Univasf, Uesb e Ifba — vão realizar matrícula nos dias indicados pelo MEC: amanhã, segunda e terça-feira.

Documentos

Para efetivar a inscrição, é preciso levar  RG, CPF, uma foto  3×4, certificado de quitação com o serviço militar, comprovante de quitação com a Justiça Eleitoral, certificado de conclusão e histórico escolar do ensino médio.

Os graduados em curso superior devem apresentar diploma e histórico escolar expedidos por instituição de ensino superior.

Os candidatos que não realizarem a matrícula nos dias e locais indicados pelas instituições perdem o direito às vagas. Já os candidatos que ainda não foram convocados poderão se inscrever na lista de espera até o dia 26 de junho. Os candidatos da lista de espera serão convocados no dia 2 de julho.

Prouni

Os estudantes que vão concorrer a uma bolsa do Prouni só têm até hoje para se inscrever. Em Salvador, são 3 mil bolsas em 92 opções de cursos. Há bolsas também em Lauro de Freitas, Camaçari, Simões Filho, Candeias, Pojuca, Feira de Santana  e Alagoinhas.

Os candidatos devem acessar a página do Prouni (siteprouni.me.gov.br) e preencher o formulário. Para disputar uma das bolsas do programa, é necessário ter feito o Enem no ano passado e ter alcançado mais de 450 pontos na redação.

O resultado da primeira chamada será  divulgado na segunda-feira. Depois disso, os candidatos devem comprovar os documentos até o dia 29 deste mês. A segunda chamada será divulgada no dia 6 de julho.

Fonte: Correio 24h

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo