Hoje é o último dia para se inscrever no Enem 2015

enem2015

Um dia antes do prazo final para inscrição no Enem 2015, o número de candidatos inscritos no exame chegou a 5,8 milhões – o que pode indicar, pela primeira vez em anos recentes, a queda de estudantes participantes da prova. A meta do governo, inicialmente, era de inscrever 9 milhões de alunos.

Para fazer o Enem 2015 é preciso concluir a inscrição até esta sexta. O pagamento da taxa, no entanto, no valor de R$ 63, pode ser realizado até o dia 10 de junho.

No ano passado, 9,5 milhões de candidatos se cadastraram no site. Desse total, 8,7 milhões confirmaram a participação (a redução se deve ao não-pagamento da inscrição). Como em anos anteriores, o ritmo de inscrição deve aumentar na reta final do prazo definido pelo MEC. No entanto, para atingir o patamar de 2014, o volume de inscrições entre nesta quinta e sexta terá que triplicar em comparação ao registrado até aqui.

Motivos. A mudança nas regras do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) pode estar entre os motivos para essa eventual queda, segundo avaliação de assessores da pasta. A partir de agora, é preciso obter nota mínima de 450 pontos no exame para pleitear o crédito estudantil, além de tirar nota maior do que zero na redação.

O aumento da taxa de inscrição, a nova regra para coibir candidatos faltosos e a entrega do resultado dos treineiros dois meses após o prazo dos demais candidatos também estão entre o fatores apontados.

Nome social. Travestis e transexuais poderão solicitar este ano o uso do nome social no Enem após a inscrição pela internet. O nome social passou a ser adotado oficialmente na aplicação do exame no ano passado, mas era preciso solicitar o uso por telefone.

No dia do exame, as pessoas trans deverão ser tratadas pelo nome com o qual se identificam e não pelo nome que consta no documento de identidade. Além disso, poderão usar o banheiro do gênero com o qual se identificam.

“Isso quer dizer que ninguém da equipe do Enem poderá se dirigir à pessoa por um nome que não seja o da sua condição, o que se inscreveu. O nome que essa pessoa usa é com o qual deve ser chamada”, afirmou o ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro. “As pessoas têm o direito de ser tratadas com o respeito que merecem. Portanto, ninguém deve submetê-las a situações vexatórias”, acrescentou o ministro.

No exame do ano passado, foram feitos 95 requerimentos por telefone para o uso do nome social.

Meio digital

E-mail. O Ministério da Educação (MEC) rejeitará a inscrição de mais de um candidato com um mesmo e-mail. Além disso, só enviará os cartões de confirmação de inscrição pela internet.

Inscrições para o Sisu começam na segunda e duram três dias

SÃO PAULO. As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do meio do ano começarão no dia 8 de junho, próxima segunda, e seguirão até as 23h59 do dia 10 de junho (horário de Brasília).

Poderão concorrer às vagas em instituições públicas de ensino superior cadastradas os estudantes que participaram da edição de 2014 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e que tenham obtido nota acima de zero na redação. Assim como nas edições anteriores, os candidatos deverão fazer a inscrição pelo site do Sisu e poderão escolher duas opções de vagas, especificando a ordem de preferência. A ordem, no entanto, poderá ser trocada durante o período de inscrição. A lista de aprovados sai no dia 15 de junho.

Fonte: A Tarde

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo