Não é o momento para fazer política com a Secretaria de Agricultura – Maurílio Fontes

A especulada ida do vereador Edilon Ramos para a Secretaria de Agricultura, se confirmada, será mais do que uma mera troca de cadeiras na pasta, mas fato político que merece reflexão pelos desdobramentos que acarretará.

Candidato natural à reeleição, Edilon não ficará na SEMAG nem um ano. No início de Abril de 2016 ele teria que deixar a secretaria. Portanto, não existirá tempo para implantar projetos que os agricultores de Alagoinhas precisam.

A ascensão de Ramos indicaria uma super força do grupo do deputado federal Paulo Azi (DEM), que já conta com espaços privilegiados na administração Paulo Cezar e posições de primeiro escalão.

Quais as contrapartidas de Paulo Azi ao governo de Paulo Cezar? Sem os governos estadual e federal, Azi possui apenas emendas – e discursos na tribuna da Câmara dos Deputados – a oferecer para Alagoinhas. Ressalte-se que ele tem compromissos com dezenas de outros municípios. Muitas demandas para poucas emendas.

Azi, pouco afeito à ribalta, trabalha nos bastidores com a lógica da orfandade de Paulo Cezar em nível federal, após a derrota de Luiz Argolo nas eleições de outubro. Órfão de deputado federal situacionista PC vagará pelos corredores ministeriais sem força para fazer valer as demandas de Alagoinhas. Vide recursos da CAF, que se tornaram um verdadeiro imbróglio.

O retorno do suplente Luiz Sérgio Memo à Câmara de Vereadores não justifica uma manobra deste porte. Memo, político sem ambições, pode ser facilmente abrigado na administração municipal.

Ademais, embora o cargo seja político, é válido questionar: quais as habilidades e competências de Edilon na área de agricultura? Ao que se sabe, ele não possui expertise no segmento.

O prefeito Paulo Cezar, que deve sua concorridíssima eleição em 2008 à zona rural, quer fazer política negociando a Secretaria de Agricultura? Existem demandas históricas dos pequenos agricultores de Alagoinhas que precisam ser atendidas até dezembro de 2016. Mudar agora é trabalhar contra os projetos em andamento.

Não é o momento propício para fazer política com a SEMAG. O tempo trabalha contra Paulo Cezar e cada dia é menos uma dia. Algo óbvio, mas que às vezes é esquecido pelos gestores públicos. A ampulheta do tempo não perdoa e mais à frente cobrará a fatura.

Vereadores que compõem uma “nova via política” denominada União Alagoinhas não aceitam a concessão de mais espaço ao grupo Azi e ameaçam (é difícil acreditar) romper politicamente com o prefeito Paulo Cezar.

Apenas mais dois oposicionistas viabilizariam pedidos de CPis. Governos não gostam de Comissões Parlamentares de Inquérito pelo potencial explosivo que elas contêm.

Os dados estão em movimento. Que os envolvidos nesta disputa façam suas apostas.

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo