Governador participa da posse dos novos membros do Conselho de Cultura e dos Colegiados Setoriais

Tomam posse nesta terça-feira (9) os representantes da sociedade civil e do poder público que farão parte da gestão cultural da Bahia a partir de 2015. Na cerimônia, que contará com a presença do governador Jaques Wagner, serão empossados os novos membros do Conselho Estadual da Cultura e os representantes dos Colegiados Setoriais das Artes e de Cultura. No total, serão 237 novos membros no Conselho e nos Colegiados. O evento, aberto ao público, será às 14h, na Sala Walter da Silveira, no Complexo Cultural dos Barris.

Conselho de Cultura

Será a primeira vez que conselheiros eleitos pela sociedade civil integrarão o órgão. Criado em 1967, o Conselho de Cultura é colegiado da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA). Possui caráter normativo e consultivo, com a missão de contribuir na formulação de políticas culturais e intermediar a relação entre a sociedade civil e o Estado.

Colegiados

Instância de consulta, participação e controle social das políticas públicas, cuja existência está prevista na Lei Orgânica da Cultura da Bahia de 2011. Além dos Colegiados Setoriais das Artes, que passarão a ter novos representantes, em 2015, a Bahia terá seus primeiros Colegiados Setoriais de Cultura, com membros eleitos para o biênio 2015/2016 entre os setores de Arquivos e memória, Bibliotecas, Culturas Afrobrasileiras, Culturas Indígenas, Culturas Populares, Design, Livro e leitura, Moda, Museus, e Patrimônio.

Fonte: Secom  – Secretaria de Comunicação Social – Governo da Bahia

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo