Curso de Medicina trará reflexos educacionais, sociais e econômicos para Alagoinhas

O funcionamento do curso de Medicina, previsto para o segundo semestre de 2015, resultará em médio e longo prazos em significativos reflexos educacionais, sociais e econômicos para Alagoinhas, uma das seis cidades baianas contempladas com autorização do governo federal visando a implantação de graduação sob a responsabilidade de instituição privada de ensino superior.

Não é difícil depreender os impactos positivos no sistema educacional de Alagoinhas, na área social e na economia municipal, robustecida pela presença entre nós de estudantes de vários estados do Nordeste (apenas para restringirmos à nossa região), que consumirão produtos e serviços no comércio local. 

A cidade só tem a ganhar, até porque o grupo educacional que vencer a licitação do governo federal fará investimentos relevantes, tanto na largada para a implantação do curso, quanto nas fases seguintes, exigidos pelo Ministério da Saúde como pré-requisitos para a habilitação do proponente vencedor.

Reginaldo Paiva, secretário municipal de Saúde, que acompanhou todas as fases do processo de conquista do curso de Medicina, entende ser a graduação nesta área um grande atrativo para jovens nordestinos, que contarão, a partir da implantação dos cursos em seis cidades baianas, com mais opções em termos acadêmicos. “Esta é uma conquista com valores reais e simbólicos, impactando positivamente em todos os segmentos da cidade nas próximas décadas”, afirmou Paiva ao Alagoinhas Hoje, acrescentando que apenas algumas dezenas de cidades brasileiras foram contempladas. 

Entusiasta desde início, quando as possibilidades de implantação do curso eram meras conjecturas, Paiva acredita que outros bacharelados serão, naturalmente, agregados à graduação de Medicina autorizada pelo governo federal, como forma de diminuir os custos da instituição de ensino superior, além de atrair potenciais alunos de outras áreas do conhecimento, principalmente no campo da saúde. 

Naturalmente, prossegue o secretário, outros investimentos serão realizados em função das características de Alagoinhas, a exemplo da proximidade com Salvador, que facilitará a atração de mestres e doutores para ministrar as disciplinas constantes do currículo do curso de Medicina e de outros, que certamente deverão ser implantados nos próximos anos. 

 

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo